TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Meio Ambiente

Por:   •  18/9/2020  •  Abstract  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

A existência e a sobrevivência do negro nos dias atuais, por si só, ja deveriam ser caracterizadas como superação.

São aproximadamente 450 anos de escravidão, outrora física e primitiva, hoje, moral e velada, séculos de uma servidão que se arrasta até os dias de hoje, mesmo que de uma forma mascarada, o racismo no Brasil ainda se encontra presente. Ainda exitem pessoas com uma mentalidade carregada de preconceitos, julgando a própria existência e condição de vida, como atributo a sua imaginária soberania.

A superioridade de um ser não se encontra em sua etnia, tampouco em suas características genéticas ou aquilo que possui, mas sim, na capacidade em que este tem de aprender, em adquirir conhecimento e na forma como ele utiliza todo o saber em busca de sua superação.

Entretanto ainda não é possível vislumbrar a superação do abismo racial que se encontra nosso país, tendo em vista que uma das maiores distâncias entre brancos e negros é a situação socioeconômica da população negra do país, que foi banalizada desde as mais remotas épocas até os dias atuais, construir uma ponte entre essas distâncias seria um desafio monumental para a engenharia social. Ainda que existam alguns índices mostrando que ao longo do tempo algumas políticas públicas foram capazes de impulsionar as bases da igualdade, no dia a dia, com os pés no chão, não é bem essa situação que podemos observar.

De fato nenhuma proposta de reparação ou política pública de inclusão será obtenção efetiva de superação,somente com a consolidação de uma sociedade multicultural e verdadeiramente democrática é que o racismo no Brasil será erradicado sumariamente.

Somente com a união, e não com a segregação dos povos, é possível lutar para a conquista de direitos, da igualdade e da supremacia da raça humana, como um todo.

A mudança acontece quando você percebe que a alma não tem cor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (26.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com