TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Meio ambiente

Por:   •  13/6/2018  •  Dissertação  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Paulo Donizetti de Freitas Junior        R.A.: 20728-2

Engenharia química 9º semestre

Relatório de aula

Aula dia 21/03/2018

No dia em questão, começamos com um complemento de uma informação que foi mal passada na aula anterior, referente a camada de ozônio, a área mais fina da camada que está localizada em cima do hemisfério sul, está situada lá pelos gases nocivos estarem aglomerados em tal localidade, os gases por sua vez se concentram lá pois são levados pelos efeitos do magnetismo da Terra.

Após esclarecimentos prosseguiu-se com a matéria, tendo como tema, os gases do efeito estufa, foi passado um por um dos principais gases e abaixo segue um pouco do que se foi falado de cada qual:

  • CO2 – O gás encontrado em maior quantidade na atmosfera, tem como sua maior fonte de geração a queima de combustíveis fósseis (ex: gasolina, diesel), tal queima classificado como queima completa, em várias pesquisas realizadas e compartilhadas em diversas bases de compartilhamento de informações citam tal gás como o maior culpado pelo aquecimento global e também como sendo um coadjuvante na formação da chuva ácida.
  • CO – Emitido por fontes naturais e antrópicas, tem cerca de 60% de seu total presente na camada da atmosfera denominada troposfera, tem como sua principal característica no âmbito de formação a queima incompleta, isto é, na reação de combustão não a energia suficiente para a formação de CO2, assim então tendo CO como produto da reação. Queimadas de matas em geral geram uma quantidade significativa de CO, industrialmente seria possível diminuir a emissão de CO, mas pelo motivo de se ter que aplicar energia externa na reação para que haja a queima completa isso acaba se tornando desvantajoso financeiramente.
  • CH4 –  Gerado por uma única fonte (decomposição de matéria orgânica), é o principal gás combustível usado na atualidade, tem como suas principais fontes de geração os aterros sanitários, lixões, resíduos de hidrelétricas(quando se alaga áreas e não se faz o desmatamento antes, a vegetação alagada entra em decomposição gerando o gás), criação de gado (existem propriedades modelo que fazem a coleta do gás pra a utilizar na geração de energia), cultivo de arroz.
  • R-CHO – Resultante da oxidação parcial dos álcoois e também de reações fotoquímicas na atmosfera com hidrocarbonetos. Gerado na queima de combustíveis em motores, formando aldeídos, sendo eles formaldeído e acetaldeído.      Em função de solventes e aditivos colocados no combustível.[pic 1][pic 2]

CO2 – CO + O-

CO2 – C- + O2[pic 3]

CH4 – CH2 + H2+

  • CFOx – ( sendo o x qualquer forma estável de oxigênio), é um poluente com vida considerada curta em relação aos outros gases ( de dias à décadas), emitido por motores a diesel, sistemas de condicionamento de ar, supressores de queima, solventes e aerossóis. Uma informação curiosa desse gás é que os aldeídos formados com a ajuda da radiação, ajudam o seu degrada mento.
  • NOx – um gás com ação altamente oxidante, causas efeitos tanto na saúde humana (ardências nos olhos nariz e mucosas em geral), quanto na vida do planeta (influencia as mudanças climáticas globais). Emitido tanto por fontes naturais quanto antrópicas. Um gás com fator chave na formação do O3 tropos feérico, al gás nesta camada acaba sendo maléfico se tornando instável.

O3        O2 + O-[pic 4][pic 5]

Sendo que o O2 pode-se ligar ao N, e o O- se liga facilmente ao CO.

  • SOx – um gás que reage com outros presentes na atmosfera formando materiais particulados (micropartículas), emitidos por fones naturais e antropogênicas, segundo a segunda imensamente maior que a segunda (ex: queima de combustível com enxofre, geração de energia, sendo o uso veicular e aquecimento domético onde mais poluem).

Entre meios a aula nos foi recomendado e debatido dois temas, a coleta de lixo na Europa e se conseguiríamos implementar o mesmo, e por fim, o aterro sanitário bandeirantes em São Paulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (104.3 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com