TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Memorial do Convento

Por:   •  16/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 4

Contextualização do barroco

Durante o período do Renascimento o homem evoluiu drasticamente, adquirindo conhecimentos, tornando-se mais livre e libertando-se da era medieval. Essa libertação foi marcada principalmente pela Reforma Protestante que teve como alvo principal a igreja. Formaram-se várias ordens religiosas, entre elas a Companhia de Jesus, de modo a dar respostas e a combater o protestantismo. No meio deste dualismo e revolta, surge o Barroco que expressa artisticamente todo o período sucedido. Este período divide-se principalmente entre as influências do Renascimento e pela religiosidade.

A arte barroca surgiu no século XVII, uma época de uma grande crise económica, social e política na Europa. Nesta época vários acontecimentos foram determinantes para a evolução da mesma, o facto de a Igreja ter perdido o poder e querer recuperá-lo deu início á Contrarreforma de modo a dar resposta á Reforma Protestante, iniciada por Martinho Lutero em Itália. A Igreja Católica convocou o Concílio de Trento estabelecendo várias medidas como, a retomada do Tribunal do Santo Ofício, a criação do Index – Lista de livros proibidos pela Igreja - e o incentivo à catequese dos povos do Novo Mundo, com a criação de novas ordens religiosas, entre elas a Companhia de Jesus. O absolutismo presente na época e as descobertas científicas de Galileu, que defendia a teoria heliocêntrica – a terra e os outros corpos celestes giravam á volta do sol – foram outros acontecimentos que ganharam destaque e influenciaram o barroco.

Devido à reforma protestante, houve uma crise de consciências dando à origem da ligação Homem/Universo. Pois, a cultura barroca criou uma nova perceção de divino.

A arte cristã tornou-se uma arte austera, recorrendo à religiosidade e à introspeção. Mais tarde houve a necessidade das monarquias mostrarem o poder absoluto que possuíam, tornando a arte num exagero e passando-a dos espaços religiosos para os palácios. 

O barroco surge em épocas diferentes, em cada pais, tal como o seu declínio. Nasce em Roma, Itália, espalhando-se por outros países europeus e mais tarde pelas colónias espanholas e portuguesas da América Latina. Sendo nestes maioritariamente bem aceite, apesar de em países como França, Inglaterra e a Holanda não adoptarem esta arte, devido as condições históricas dos mesmos, levando á criação dos seus próprios estilos artísticos que se diferenciaram dos princípios base da arte Barroca.

O barroco destaca-se pelo movimento, pelo dramatismo e pelo exagero das formas, sendo uma arte faustosa e atraente, no que tocava às igrejas. Nesta época, com o desenvolver da Reforma Católica, implementou-se a talha dourada acabando por ser um dos elementos fundamentais desta arte e fazendo os crentes a aceitarem as diretrizes das igrejas. 

Após a revolta devido às reformas religiosas, a igreja católica perdeu o seu poder, apesar dos católicos seguirem as suas influências em diferentes cenários na Europa. O Barroco surge de modo a expressar o contraste do período anterior, nomeadamente em relação a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média e o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento. 

Introdução

O nome ‘’barroco’’ tem origem no termo ‘’pérola de forma irregular ou imperfeita’’ designando algo rebuscado e excessivo, representando, de forma pejorativa, a ideia de irregularidade. 

Estando as visões teocêntricas e antropocêntricas em dúvida, foi neste época que o barroco se desenvolveu. O gosto por esta arte motivou-se pela aproximação de realidades opostas, por conflitos e por contradições diretamente ligadas com o contexto da época, relativamente a visão do mundo pelo homem no século XVII, tendo como grande influência fortes elementos do renascimento.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com