TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O OBSERVAR, PESQUISAR E CONSTRUIR O CONHECIMENTO

Por:   •  2/2/2022  •  Relatório de pesquisa  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]




UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

DOCENTE: IRIS KAMILA SOUZA DE ARAÚJO

JAGUAQUARA-BA
2022

OBSERVAR, PESQUISAR E CONSTRUIR O CONHECIMENTO: Reflexão escrita






IRIS KAMILA SOUZA DE ARAÚJO
MATRÍCULA:
 202110209761

JAGUAQUARA-BA
2022

1 INTRODUÇÃO

Pode-se notar que hoje em dia as pessoas exigem muito que oferecemos aos alunos competências básicas para facilitar o desenvolvimento de conhecimento, habilidades e atitudes para que mais na frente com sua formação seja cidadãos capazes de exercer uma cidadania que sejam participantes de uma construção de uma sociedade justa e solidária.

    Os conhecimentos prévios tornam possíveis adquirir ideias que podem até ser usadas no universo das categorizações de novas situações, e servem para segurar e vermos descobertas de possíveis novos conhecimentos. Visando sempre a possibilidade de trabalho com projetos que é uma pratica educativa e que ajuda bastante com a participação e ação dos alunos e daí vamos ter base no seu processo de aprendizagem e nos diálogos na sala de aula.

A aprendizagem significativa acontece quando o aprendiz, ou seja, o aluno é capaz de receber novas informações e saber relacionar de alguma forma construir, uma interação com o que já se sabe previamente o que acabou de ser estudado, e conheceu com a ajuda da interação. A ideia do conhecimento prévio como influência na aprendizagem pode até parecer simples, mas as suas implicações são bem complexas. Temos que ter consciência de que não é um processo simples e que vamos avaliar de acordo com o que for feito.                                                                                                                                                                                                                                                                                                    

Diante do exposto conclui-se que é   de   suma   importância   notar   que   o   presente   documento   tem   por finalidade   analisar   de   que   maneira   podemos   adaptar   e   construir   as   didáticas   para contribuir na educação e no ensino escolar dos nossos alunos.

2 DESENVOLVIMENTO

Quando se trata do conhecimento prévio está referindo-se a situação de ancoragem ou seja, ao processo de integração de novos conteúdos. O objetivo da ação desenvolvida em sala de aula pelo professor que é a aprendizagem significativa por parte dos seus estudantes é qualitativamente diferente da que se baseia simplesmente na transmissão do conhecimento e sua recepção de modo passivo. As estratégias de ensino que promovem a participação ativa dos estudantes, a cooperação, a discussão das ideias e as reflexões sobre o conhecimento podem trazer resultados mais significativos para a aprendizagem em ciências e demais disciplinas. Então é muito essencial compreender e considerar os conhecimentos prévios dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com