TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observar, Pesquisar e Construir o Conhecimento

Por:   •  30/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

       Orgé Ferreira dos santos.

                                       Escola municipal.

                       

                        Quem   é

               Marina Abramovic?

 

                                    Professora: Daniela.

                                         Materia: Artes.

Aluna: Maria Gabrielly Oliveira de Azevedo. T: 900

                        Data: 25/05/2021 

           

       Marina Abramović é uma artista performática... que deu início em sua carreira na década de 1970, e manteve-se em atividade desde então. Considera-se a “avó da arte da performance".  Seu trabalho explora as relações entre o artista e a plateia, os limites do corpo e as possibilidades da mente.

(Ao meu ponto de vista em algumas de suas performances marina foi um tanto “ousada”,  e ela pois a sua vida em perigo várias vezes).

      Marina Abramović nasceu em Iugoslávia, ela teve uma infância bem difícil, com pouco afeto maternal, que futuramente influenciam as suas obras. Marina foi criada pela avó, extremamente religiosa, até aos 6 anos e já na infância demonstrava um grande interesse pelas artes. Dos pais recebeu uma educação bastante rígida, do estilo militar, que parece ter influenciado a artista a buscar várias formas de libertação ao longo da vida.

Entre suas performances irei citar as que mais me chamaram atenção...

   1-Rhythm 10 (1973)

[pic 1]

     Esta performance foi a primeira da série Rhythms, Em Edimburgo, a artista colocou diversas facas na sua frente e encenou uma espécie de jogo com elas. Marina pegava numa faca de cada vez e passava com a lâmina no espaço entre os dedos, rapidamente. Cada vez que falhava e cortava a sua mão, trocava de faca e recomeçava, tentando recriar os mesmos erros.

2-Rhythm 0 (1974)

[pic 2]

Rhythm 0 é, sem dúvida, uma performance muito marcante e também uma das mais conhecidas da artista. Ela posicionou 72 objetos em cima de uma mesa e se colocou ao dispor do público durante um período de 6 horas. Com instrumentos variados como uma flor, canetas, facas, tintas, correntes e até uma arma de fogo carregada, deixou instruções avisando que a plateia poderia fazer o que quisesse com ela durante esse tempo. Marina foi despida, pintada, machucada e teve mesmo uma pistola apontada à sua cabeça.

3-Rest Energy (1980)

[pic 3]

Este trabalho que teve a duração de apenas 4 minutos e foi apresentado em Amsterdã, na Alemanha. Com o peso de seus corpos, Marina e Ulay equilibravam uma flecha que estava apontada para o coração da performer. Ambos usavam microfones no peito que replicavam os seus batimentos cardíacos, cada vez mais acelerados com a ansiedade do momento.

Bibliografia

https://www.culturagenial.com/marina-abramovic-obras/ 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Marina_Abramovi%C4%87#:~:text=Marina%20Abramovi%C4%87%20(em%20s%C3%A9rvio%2C%20no,av%C3%B3%20da%20arte%20da%20performance%22.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (148.9 Kb)   docx (114.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com