TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observar, Pesquisar e Construir o Conhecimento

Por:   •  21/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.639 Palavras (7 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM HISTÓRIA

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR:

Observar, Pesquisar e Construir o Conhecimento

Maceió,AL

2021

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ..................................................................................................................... 3

DESENVOLVIMENTO ........................................................................................................... 3

Por que todo graduando deve estudar metodologia? Apontem 3 motivos. ................... 3

A diferença entre fichamento, resumo e resenha? ........................................................... 3

Com base em tudo que estudou nesta pesquisa, elabore a partir do seu curso: ........... 4

Um tema para estudar para a futura monografia ou artigo científico ............................. 4

Um problema para essa monografia ou artigo científico. ................................................. 4

Três livros que possam dar suporte teórico ao seu tema e problema de pesquisa......... 4

Faça duas citações: uma direta e uma indireta de qualquer trecho dos livros ou

artigos que utilizou como referência. ................................................................................ 4

CONCLUSÃO …………………………………………………………………….……......................................… 6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS …......……………………………………..............................….….…… 7

INTRODUÇÃO

A produção de conhecimento cientifico do homem moderno, esta ligada diretamente à sistematização do processo dessa produção. O pesquisador deve sempre ter em mente que o trabalho a ser produzido deve seguir rigorosamente os moldes preestabelecidos para a sua área de pesquisa. Sabemos que nenhum trabalho cientifico se constrói sozinho, mas é baseado no conhecimento já elaborado anteriormente por seus pares, bem como, cada novo trabalho acadêmico servirá como base para que futuros acadêmicos possam se apoiar em suas pesquisas. Neste trabalho iremos tratar da importância do estudo da metodologia de pesquisa para a elaboração de trabalhos acadêmicos, abordaremos a diferença entre três tipos de gêneros textuais e um problema dentro da minha área de formação para um futuro trabalho de conclusão de curso.

  1. De acordo com as aulas estudadas nesta disciplina, porque todo graduando deve estudar metodologia? Apontem os três motivos, utilizando suas próprias palavras.

O estudo da metodologia é um requisito básico para a formação de qualquer aluno de nível superior, pois é através dai que o estudante terá a base para elaboração e melhor compreensão dos trabalhos acadêmicos que o acompanharam durante todo o seu curso e carreira profissional. A metodologia tem como objetivo padronizar e direcionar a elaboração dos trabalhos acadêmicos, não se limitando apenas a questões estéticas de apresentação do mesmo, mas agindo como norteador da organização dos trabalhos produzidos. A metodologia busca sistematizar a produção do conhecimento cientifico por meio de um conjunto de normas que definem os padrões estabelecidos para a elaboração de trabalhos, essas normas são reguladas pela ABNT. E através do estudo da metodologia que o pesquisador ira se inteirar das normas e procedimentos necessários para a construção do saber cientifico.(repetido) Ao se familiarizar com a metodologia cientifica o estudante terá mais facilidade para a elaboração de trabalhos acadêmicos, bem como, a interpretação de trabalhos produzidos por outros autores.

         

2. Escreva com suas palavras a diferença entre fichamento, resumo e resenha.

Fichamento: existem varias maneiras de se produzir um fichamento a depender do objetivo, o modelo mais comum é o fichamento de leitura tendo como objetivo principal auxiliar o pesquisador nas consultas de obras já lidas. É um instrumento pratico que buscar otimizar o tempo do pesquisador, evitando a necessidade de retorno ao texto original de forma recorrente para consultas. Com três elementos básicos o fichamento deve compreender obrigatoriamente as referencias bibliográficas, resumo e citações, podendo conter também comentários, criticas, ideias e problemas do material fichado.

Resumo: Sendo o mais comum dos três, o resumo é um elemento essencial na rotina de qualquer pesquisador. Podendo ser texto de autoria própria (no caso de resumo que antecede o seu trabalho acadêmico) ou de terceiros, que tem por objetivo uma síntese das ideias do autor, o resumo busca apresentar ao leitor uma exibição rápida e objetiva das ideias do texto resumido. O resumo pode ser classificado em subtipos: resumo indicativo, que trata dos principais pontos da obra de forma sucinta, sendo necessário recorrer a obra original  para a consulta do conteúdo tratado.  O resumo informativo por sua vez tem como foco a explicitação do conteúdo de forma mais abrangente e completa trazendo informações da obra como as metodologias, resultados, finalidades e conclusões, diferente do resumo indicativo o informativo pode dispensar a consulta à obra. Por ultimo vamos tratar do resumo critico também conhecido como resenha.

Resenha: Traz de forma detalhada e critica os principais temas do texto, no qual o autor da resenha irá fazer uma analise da obra dando sua opinião sobre as ideias e metodologias do texto. A resenha tem por objetivo entregar informações suficientes ao leitor para que este possa decidir se a leitura da obra é relevante ou não para os seus fins. Resenhas podem ser classificadas em dois tipos: Resenha descritiva que tem por finalidade a seleção de conteúdos tratados na obra, expondo os principais pontos abordados. Já a resenha critica como o próprio nome sugere, trás além dos elementos da resenha descritiva uma critica, onde o resenhista irá tratar de forma positiva ou negativa o conteúdo da obra.

3.  Com base em tudo que estudou nesta disciplina, elabore a partir do seu curso (tem que ser um tema relacionado ao seu curso de graduação):

a) Um tema para estudar para a futura monografia ou artigo científico. b) Um problema para essa monografia ou artigo científico.

  • Bullying na escola
  • Violência escolar nas turmas de 6º a 9º anos da rede publica de ensino em Maceió: Uma analise dos dados de Bullying na escola Professora Ana Coelho Palmeira.

c) Três livros que possam dar suporte teórico ao seu tema e problema de pesquisa. d) faça duas citações: uma direta e uma indireta de qualquer trecho dos livros ou artigos que utilizou como referência.

  • D'Aurea-Tardeli, D., Paula, F. V.(org), O cotidiano da escola As novas demandas educacionais, São Paulo, Cengage Learning, 2011.

Citação direta:

O bullying é um assédio que geralmente ocorre no ambiente escolar entre pares. É definido como um continuado e deliberado maltrato verbal e atitudinal que uma criança sofre por parte de outras, que se comportam de modo cruel com ela com o objetivo de ameaçá-la, assustá-la e atentar contra sua dignidade. (D'Aurea-Tardeli, D., Paula, F. V, 2011, pg.96).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com