TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E OBSERVAR, PESQUISAR E CONSTRUIR O CONHECIMENTO

Por:   •  25/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

1 OBSERVAR, PESQUISAR E CONSTRUIR O CONHECIMENTO

Não é de hoje que para nós e comum é normal a desigualdade no meio em que vivemos, infelizmente isso ocorre desde sempre em grandes metrópoles ou pequenas cidades, tanto na educação básica quanto de acordo com estudiosos na educação mais qualificada para uma específica área. Devido ao atual cenário capitalista em que nos encontramos nos dias de hoje, o filho do burguês terá mais oportunidades e qualidade de vida do que o filho do proletariado, sendo poucas exceções ao sistema.

Ourinhos é uma cidade de classe econômica e social predominantemente baixa, com certa de 114 mil habitantes, a economia gira basicamente em torno do comércio local, e poucas indústrias. Contudo isso não fez com que a diferença socio econômica ainda seja tão notável em certas circunstâncias. As diferenças educacionais são bastante visíveis principalmente no momento em que nos encontramos, atualmente em época de pandemia onde muitas crianças não tem acesso ao conteúdo online disponibilizados pelas escolas, não tem recursos nem acesso à internet, as vezes falta incentivo do próprio meio em que vivem da figura responsável, em contra partida a classe média tem núcleos familiares que tem uma estrutura de ensino onde a criança tem uma rotina de estudo diária em casa com recursos e acesso a conteúdo, onde tem regras a cumprir e disciplina.

(Escola Pública)

De acordo com as ilustrações já conseguimos identificar uma notável diferença socioeconômica, escolas públicas com poucos recursos, pouca remuneração, as vezes até profissionais poucos qualificados ou sem recursos para melhor desempenho de seu papel. O bairro observado em si é um bairro de classe econômica predominante baixa, onde não se vê muito incentivo e nem recursos, as crianças estão com muito tempo vago sem estudar muito tempo nas ruas, onde nem elas ou a própria família dão importância ou acham que não tem responsabilidade sobre a educação dos próprios filhos, sendo obrigação somente dos órgãos educacionais.

(Colégio Privado)

Já as escolas privadas notam-se certa diferença, as crianças tem recursos online e impressos, tem acesso remoto ou ate mesmo presencial, tem incentivo dos professores que também tem mais estrutura para ter esse contato mais direto com os alunos e proporcionar uma educação de melhor qualidade, onde os pais também incentivam e disciplina os filhos para ir em busca de algo melhor.

(av. Getúlio Vargas- ciclovias)

(Bairro nobre de Ourinhos)

É notável a infraestrutura de bairros mais nobres, como ciclovias, iluminação, a própria manutenção das ruas e vias de acesso, facilitando assim ate uma melhor qualidade de vida da população do local, onde tem uma praça para levar as crianças, ciclovias para fazer alguma atividade física, uma iluminação de qualidade trazendo assim consequentemente, mais segurança para os moradores.

(Esquina de um bairro mais pobre)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com