TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAR, PESQUISAR E CONSTRUIR O CONHECIMENTO

Por:   •  23/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

ALUNA: Rosângela Fernandes de Oliveira Sampaio

TRABALHO ÚNICO PARA TODAS AS DISCIPLINAS- PCC

Observar, Pesquisar e Construir o Conhecimento

       

   

                                               Rio de Janeiro

                                                         2021

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de mostrar a necessidade do aluno ter um conhecimento prévio sobre cada um dos temas propostos pelo professor no momento da confecção do plano de aula, sendo um fator de suma importância  para a sua organização.

A educação está sendo pautada com fatores de renovação e progresso.

DESENVOLVIMENTO

Todo o conhecimento prévio é um conjunto de saberes que auxilia a descoberta, a aprendizagem e conhecimento, tornando-se significativo, quando o aluno se sente motivado com as atividades apresentadas em sala de aula, contribuindo na construção de seu aprendizado.

O objetivo é preparar o aluno conforme as sua habilidades e competências, promovendo mudanças qualitativas do seu desenvolvimento e aprimorando os seus conhecimentos, respeitando as suas possíveis limitações.

Imagine que a professora da charge faltou ao trabalho hoje e você foi solicitada para assumir a turma e continuar o trabalho do conteúdo que essa professora está ministrando na charge.

Pense em como você faria essa aula e responda:

Faria uma aula dinâmica onde cada criança pudesse ter a oportunidade de identificar as diferenças culturais de cada região e passaria uma pesquisa onde as mesmas pudessem escolher um tema para ser pesquisado e apresentado em sala de aula, para que todos pudessem conhecer as características culturais  a que cada um pertence.

A minha avaliação seria de acordo com a construção de ideias pelo aluno e o desenvolvimento sobre o tema do trabalho proposto.

Planejaria uma aula interativa para conhecer melhor os alunos, onde todos pudessem falar do seu jeito, do grupo social em que vivem, representando o seu Estado e os vários sotaques brasileiros, tornando a aula mais interessante.

CONCLUSÃO

Para que o processo de ensino e aprendizagem seja realmente efetivo é necessário estabelecer uma ponte entre o conhecimento adquirido previamente pelo aluno em seu meio e o ofertado pelo professor em sala de aula, onde poderão juntos  construir um aprendizado coeso e eficaz.

Nem sempre teremos resultados positivos no processo de aprendizagem, mas

cabe  ao professor desenvolver estratégias que visem a diminuir as deficiências existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (37.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com