TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO GERENTE

Seminário: O PAPEL DO GERENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Seminário  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

3. O PAPEL DO GESTOR

O Gestor que é líder influencia, propõe motivação, desafios em busca da construção voltados à diferença, através da cooperatividade. O líder direciona ações, mas, sobretudo acredita no potencial da sua equipe.

Libâneo fundamenta que o papel do gestor vai muito além do meramente administrar, desempenhando funções que há muito tempo resumiam se a essa prática. Segundo esse, pouco importa o termo a ser utilizado, desde que:

O termo cultura organizacional vem diretamente associado de que as organizações são marcadas pelas interações sociais entre as pessoas, destacando as relações informais que ocorrem na escola, para além de uma visão meramente burocrática do funcionamento da instituição. (2004, pg. 97).

Dentro do complexo ambiente externos e interno que compõe a realidade de nossas organizações as exigências colocadas aos gestores são cada vez mais desafiadores. As organizações vivem um momento de abandono de alguns paradigmas e a obrigatoriedade de adotarem novos.

É nesse novo universo onde a dinâmica dos negócios são envolvidas por complicadores como a política econômica externa e interna, o avanço tecnológico que as organizações tem descoberto que a gestão de negócios passa necessariamente pela gestão de seu maior capital que é o seu colaborador. Nesse contexto novos posicionamentos são exigidos. Para isso a gestão de pessoas procura:

conscientizar esse colaborador de que suas ações devem ser respaldadas nos seguintes princípios: Desenvolvimento responsável e ético de suas atividades; Capacidade de atuação baseada nos princípios da gestão empreendedora; Capacidade de realização de tarefas que incorporem inovações tecnológicas; Capacidade de trabalhar em rede; Capacidade de atuar de forma flexível. Conhecimento da missão e dos objetivos institucionais das organizações em que atuam; Dominar o conteúdo da área de negócio da organização; Capacidade de atuar como consultor interno das organizações em que trabalham, entre outros (STIGAR , 2010).

Chiavenato (1996) classifica três velhos paradigmas culturais que são: autocracia e desconfiança, conformismo e individualismo. E afirma que esses ainda estão presentes na maioria das organizações, constituindo-se em “barreiras sólidas” à mudança e à inovação das empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com