TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Considerações sobre os conceitos e o papel do gerente

Projeto de pesquisa: Considerações sobre os conceitos e o papel do gerente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.669 Palavras (11 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Tecnologia em Gestão Financeira

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Tecnologias de Gestão

Tutora a distância:

2013

INTRODUÇÃO

Gestão pela qualidade total, Reengenharia, Benchmarking, entre outras, são tecnologias conhecidas como modernas tecnologias porque sua utilização no Brasil tomou forte expressão a partir da última década do século passado (ARAUJO, 2001)”. Essas tecnologias se juntam a outras tecnologias que vão surgindo rapidamente. Tudo isso em função do crescimento e disseminação da informação que proporcionou a introdução de novas ações organizacionais mundo afora. Evidentemente, o advento da internet acelerou a incorporação e sua utilização. A rede mundial, sem dúvida, disseminou o conhecimento, ainda que de forma errática, mas deixou a informação para que pudéssemos ler, interpretar e utilizar as tantas abordagens existentes no campo dos negócios, mas é certo que temos de envidar esforços no sentido da adaptação dessas tecnologias às realidades brasileiras (e por ser um país de dimensão continental, temos várias realidades.

Identificação completa da empresa

A Empresa WK comercio de roupas e confecções LTDA-ME, situada em Brasília, foi criada há treze anos, através da falta de profissionais no mercado serigráfico, onde surgiu o interesses dos empresários Wesley A. de Matos e Adriano S. Braga de aprimorar o seu conhecimento. E assim começando com a prestação de serviço e logo despertando o interesse de estar criando novas estampas podendo vender as camisetas prontas e podendo parar com as prestações de serviço. É um tipo de negocio de confecção de camisetas de malha, pertence ao setor econômico secundário. Ramo de atividade: Indústria de confecção de camisetas masculina, feminina, infantil e também para bebes. Seus produtos são de excelente qualidade, todas as camisetas têm como diferencial as estampas usadas e a qualidade do tecido. A K’TRACA como é chamada é uma empresa de porte médio, sua missão é ser a melhor loja, tendo uma grande variedade nas estampas e com isso adquirindo mais e mais clientes. Os valores que a empresa tem nos dias de hoje, é o tipo de matéria-prima que são utilizadas tais como as tintas e as emulsões, enfim todos os produtos para a produção de uma camiseta. O nosso público alvo é todo o publico masculino, feminino, infantil de todas as classes social. A empresa é uma atividade organizada, de natureza privada, com o objetivo de produção ou de circulação de bens e serviços no mercado. Sendo uma atividade que possui um conjunto de elementos, que uma vez unidos, passam a ter identidade própria, para realizar o objetivo pelo qual foi constituída. Para Alfreo Rocco o conceito de empresa se delineia em: “Temos empresa e consequentemente, ato comercial, quando a produção é obtida mediante trabalho de outros, quando o empresário recruta o trabalho, o organiza, o fiscaliza, e o dirige para fins da produção.”

Considerações sobre os conceitos e papéis do gestor

A investigação na área da gestão está ligada a várias disciplinas, entre as quais, a gestão estratégica, a teoria das organizações, os sistemas de informação, a gestão da tecnologia e inovação, o marketing, a economia, a psicologia, a sociologia. A principal preocupação dos investigadores na área da gestão reside na busca da melhoria de desempenho das organizações através de condições organizacionais favoráveis, processo de localização, extração, partilha e criação de conhecimento, assim como através das ferramentas e tecnologias de informação e comunicação. De forma geral, acredita-se que uma boa prática de gestão influencia diretamente e indiretamente o bom desempenho organizacional e financeiro de uma organização. O gestor possui ainda o objetivo de controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações em seus diversos meios. Entende-se 44 por conhecimento a informação interpretada, ou seja, o que cada informação significa e que impactos no meio cada informação pode causar de modo que a informação possa ser utilizada para importantes ações e tomadas de decisões. Sabendo como o meio reage às informações, pode-se antever as mudanças e se posicionar de forma a obter vantagens e ser bem sucedido nos objetivos a que se propõe. Em uma definição resumida pode-se dizer que o gestor se enquadra em um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.

Terceirização de serviços

Transferir a outra empresa à produção de bens ou de serviços, que anteriormente realizava com seus próprios recursos. Desse modo, ao invés de produzir certos serviços ou produtos, essa passa a comprá-los de fornecedores de acordo com suas necessidades. Com isso, a empresa transforma seus custos fixos em custos variáveis, liberam recursos e pessoas, espaço e administração. Muitas empresas enxergam a terceirização como uma chance de garantir a redução de custos operacionais. As empresas, quando centradas em sua principal atividade, têm como aperfeiçoar e desenvolver novas técnicas de produção ou de prestação de serviços, permitindo centrar sua atenção somente naquele segmento ou serviços de sua especialidade. Pela terceirização, a contratante deixa de realizar várias, atividade-meio com seus próprios recursos e as repassa para a empresa contratada, gerando assim ganhos em qualidade e competitividade, ao dedicar todos os seus esforços no atendimento pleno ao seu cliente. Vantagens: Esta forma de contratação de serviços se torna sem necessidade a manutenção de uma própria equipe, relacionando todos os gastos, tais como – salários, treinamento, espaço ocupado dentro da organização, livros técnicos, encargos sociais, e gastos com equipamentos utilizados que ficam por responsabilidade da empresa que foi terceirizada. Desvantagens: Fiscalização dos serviços realizados para garantir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com