TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROGRESSO BILÍNGUE INDAIATUBA

Por:   •  18/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 5

PROGRESSO BILÍNGUE INDAIATUBA


Matheus Trevisan Lisboa

MUNDO BINÁRIO


INDAIATUBA

2020

PROGRESSO BILÍNGUE INDAIATUBA


Matheus Trevisan Lisboa

Trabalho apresentado como requisito para avaliação do 3ºBimestre 

Orientador: Profº Ana Maria 


INDAIATUBA

2020


ÍNDICE

INTRODUÇÃO        4

O MUNDO BINÁRIO        5

PARA QUE SERVEM OS NÚMEROS BINÁRIOS        6

E COMO CALCULÁ-LOS?        6

CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        8









INTRODUÇÃO

Hoje em dia, a forma que utilizamos para contar, em nosso dia a dia, é o sistema decimal que é composto por 10 algarismos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9). Esse sistema é utilizado porque temos a facilidade de contar nos nossos 10 dedos. Além deste sistema citado, existem vários outros, como os números binários e esse trabalho será realizado para identificar que, praticamente todas as máquinas trabalham com o sistema binário nos dias atuais.

Porque tudo que tem qualquer tipo de processamento, usa a base binária. Por exemplo os computadores, os smartphones, os videogames e até mesmo máquinas de lavar roupas e louças. Por isso é tão importante estudar o sistema binário que foi inventado pelo matemático alemão Gottfried Leibniz, no século XVIII, apesar de que foi descoberto que, na verdade, os polinésios já utilizavam esse sistema e pesquisadores acham que pode até ter ligação com a china antiga, ou seja bem mais antigo do que o século XVIII.

[pic 1][pic 2]

Essas máquinas, utilizam o sistema binário, pois tem uma “inteligência” artificial.

Fonte: Foto do autor.

O sistema binário tem esse nome porque utiliza apenas 2 dígitos, o 0 e o número 1 e é utilizado muito nos computadores modernos, nas calculadora, máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar louça, e nessas máquinas o número binário recebe algumas informações (aberto-fechado ou contacto-interrupção ou passagem-vedação, etc), ou seja, essas informações podem ser armazenadas em forma de sequências de valores positivos (1) e negativos (0).

Cada dígito binário é chamado de bit que é a abreviação de binary digit, um conjunto de 8 bits vale 1 byte, 1024 bytes vale um kbyte, 1024 kbytes vale um Megabyte, 1024 Megabyte vale um Gigabyte, 1024 Gigabytes vale um Terabyte. Conforme tabela a seguir:

UM BIT = 0 ou 1

UM BYTE = 01010101

UM GIGABYTE = 0101… (+ 8,5 bilhões de zeros e uns)

Fonte: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-o-sistema-binario/

O MUNDO BINÁRIO

Neste trabalho procuro mostrar às pessoas como os números binários são importantes no nosso dia a dia, mostrar como foi criado e onde estão presentes no nosso cotidiano.

Uma das primeiras vezes que utilizou-se o sistema binário foi no século III a. C. pelo matemático indiano Pingala que criou uma sequência de dois números usando 2 algarismos, o 1 e o 0. Então, foi feito desse modo: 001, 010, 011, 100, 101, 110, 111 e 1000. Alguns séculos depois, outros matemáticos tentaram atualizar o sistema binário. O padrão mais moderno foi refeito por Gottfried Leibniz no século XVIII a sequência que utilizamos até hoje.

Dessa forma, todas as informações armazenadas em discos, HDs e nos computadores, é recebida a partir desse sistema. Todas essas informações, recebem uma classificação de diferencia, sendo 1 a mais alta e 0 a mais baixa. Isso tudo está ligado à posição dos números. Caso não fosse utilizado um sistema de sim e não, os números ficariam bagunçados impossibilitando a leitura e a mudança para os números decimais.

Nos anos 40 foi criada uma máquina gigante, o primeiro computador, que não faz muito sentido para nós (a Eniac, de 1945) ela não era tão potente quanto os computadores modernos, apesar de ser muita evolução pra época. As instruções eram dadas por 1 = sim e 0 = não, desligado = não e ligado = sim. Programar era a parte mais difícil, o programador tinha que ligar ou desligar para mandar informações e o computador processar.

PARA QUE SERVEM OS NÚMEROS BINÁRIOS

 Enquanto usamos a Matemática em várias situações do cotidiano, os computadores utilizam outros números para efetuar cálculos mais difíceis muito mais rápido, o sistema binário é utilizado pelos computadores, a combinação desses dois dígitos faz o computador a criar várias informações: letras, palavras, textos, cálculos.

Há uma parte da matemática que é muito importante, a Álgebra Boolena que foi criada pela matemático inglês George Boole, é com ela que é possível fazer contas matemáticas a partir de números binários, ou seja, usado apenas dois dígitos. Todos os processos de eletrônica digital giram em volta do sistema binário e no sistema de Boole, que facilita a troca de informações entre circuitos da eletrônica, promovendo a realização da operação de lógica e contas. Todas as trocas de informações são feitas neste formato, inclusive quando gravados em memórias.

E COMO CALCULÁ-LOS?

Cálculos com números binários são bem fáceis e simples. Para transformar um número decimal (base 10) em binário (base 2), precisamos dividir esse número decimal por 2, anotar os resultados inteiros e os restos, até chegar em 0 ou 1, e agrupamos o último resultado da última conta e depois é só ler de direita pra esquerda. Vejo o exemplo a seguir, em que calculei o número decimal 20 e resultou em 10100:

[pic 3] Fonte: Foto do Autor

Para transformar o número binário em decimal é só multiplicar cada algarismo pela potência de base 2 correspondente e depois somar todos os resultados. Fiz uma tabela no Excel para facilitar esse cálculo. Segue um exemplo da tabela:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (163 Kb)   docx (76 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com