TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO EDUCACIONAL COOPERATIVO

Por:   •  15/12/2019  •  Projeto de pesquisa  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

PROJETO EDUCACIONAL COOPERATIVO

" Imagino uma escola, lugar de sonhos e fantasias, onde o corpo faminto de SABER encontre o SABOR da descoberta, o prazer de aprender..."

(Rubem

  1. JUSTIFICATIVA:

  Durante o período de recreio grande números de alunos se reúnem. Geralmente as brincadeiras de correr são as preferidas o que ocasiona acidentes e confusões. Para minimizar esta situação e proporcionar um ambiente mais saudável, o projeto “Recriando Recreio” vai oferecer brincadeiras e atividades lúdicas e mais adequadas ao espaço e ao momento”.

  Uma vez que os alunos estão fazendo o uso inadequado deste período de intervalo com correrias, brincadeiras perigosas de lutas e o famoso jogo de futebol com objetos perigosos, colocando em risco a sua própria segurança. Sendo assim se faz necessário um projeto cooperativo que envolva os alunos de forma lúdica, proporcionando a interação nas relações sócio afetivas, socializando de forma consciente.

  1. SITUAÇÃO-PROBLEMA

  Durante o tempo do recreio os alunos estavam desmotivados com as brincadeiras, e assim estavam correndo, bagunçando e gritando, sendo que esse momento é para descontrair, socializar e brincar com prazer.

3.1 Potencialidades

- Área verde;

- Piso para pintura;

- Amplo espaço para jogos e brincadeiras;

- Papel contact para desenhos e escritas

- Monitores de pátio.

3.2 Oportunidades

- APMF;

- Voluntários.

3.3 Principais demandas da comunidade

- Quadra para educação física nas dependências da escola;

- acolhimento dos alunos na entrada do portão principal da escola

  1. OBJETIVOS:

4.1 Objetivo geral:

        Diminuir a correria e gritaria no recreio, utilizando estratégias que contribuam para o desenvolvimento integral do aluno através de atividades educativas e lúdicas.

 4.2 Objetivos específicos:

• Conscientizar os alunos de quais são as ações, atitudes e procedimentos mais corretos para cada espaço físico da escola, criando assim uma nova cultura de recreio na comunidade escolar;

• Resgatar as brincadeiras mais saudáveis que não fazem mais parte do repertório de brincadeiras de nossas crianças atualmente despertando o espírito de liderança e cooperação, Favorecendo diálogos de trocas de atividades entre professores para serem inovadas as brincadeiras de maneira continua.

• Promover durante o período de recreio um ambiente fortalecedor das relações sociais e minimizar os comportamentos agressivos, proporcionando aos alunos, momentos de interação lúdica onde a expressão espontânea e organizadora da capacidade relacional se estruture de maneira equilibrada e autônoma.

. Estimular os alunos do 4º e 5º anos a serem Monitores de Pátio, para um melhor desenvolvimento no ato de brincar com harmonia.

SÍNTESE FINAL

  A realização deste projeto, tem contribuído na melhoria da disciplina dos alunos, na diminuição do número de acidentes, na vivência, além de desenvolver relações de amizade e cooperação entre os alunos dos diversos anos/séries.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (78.3 Kb)   docx (214.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com