TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Do Coordenador Na Escola

Exames: O Papel Do Coordenador Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  4.191 Palavras (17 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 17

RESUMO

O Orientador Educacional não é como muitos pensam apenas um disciplinador na escola, a partir de pesquisas bibliográficas de vários autores, será mostrada a real função desse profissional dentro da instituição escolar. Sabendo que cabe a toda a equipe escolar oportunizar ao aluno uma visão de mundo como algo possível de transformação, estando sujeito à apropriação do conhecimento e desenvolvimento da capacidade de pensar. É preciso ensinar o aluno a refletir sobre as coisas do mundo de maneira inteligente, pela análise crítica e não apenas pelo que lhe é imposto ou por aquilo em que o fazem acreditar. Para tanto é necessária uma educação que conceba o indivíduo de maneira integral – considerado os aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sociais que podem interferir no processo de desenvolvimento e da aprendizagem humanas – fomentando uma prática educativa crítica, criativa, reflexiva e emancipatória.

A orientação educacional visa a proporcionar ao aluno completa integração com a Escola, tanto no âmbito educacional quanto no social, seu objetivo maior é enfatizar o crescimento individual, ajudando o aluno a construir e assumir sua personalidade, encontrando uma forma de expressá-la socialmente, e possibilitar-lhe um clima propício ao seu desenvolvimento. É criar condições para que o aluno assimile profundamente todas as informações – considerando-se a necessidade de receber o ensinamento de forma significativa –, levando-o à especulação, ao confronto. O que se pretende é dar ao aluno condições para uma formação plena: além da informação, da construção e da troca de conhecimento, o aluno tem oportunidade de participar de atividades culturais e esportivas, descobrindo sua criatividade, suas tendências, seus gostos e desenvolvendo-os plenamente. Dessa forma, propicia-se ao aluno um contato profundo e constante com o mundo que o cerca, capacitando-o a estabelecer um vínculo significativo com a realidade e a transpor barreiras, a fim de preparar-se solidamente para a vida futura.

Sendo assim se faz necessário um processo de planejamento, que nada mais é que um momento precioso de reflexão coletiva mais com a participação especial do Orientador Educacional, afinal, é no planejamento que a escola constrói sua identidade, transformando intenções em ações concretas. Cabe à Orientação Educacional buscar os meios necessários para que a escola cumpra seu papel de ensinar/educar com base em seu projeto político-pedagógico, promovendo as condições básicas para formação da cidadania dos alunos. O orientador de hoje, é aquele que discute as questões da cultura escolar promovendo meio/estratégias para que sua realidade não se cristalize em verdades intransponíveis, mas se articule com prováveis verdades vividas no dia-a-dia da organização escolar.

Segundo GRINSPUN (2006, p. 55) “O orientador educacional dialetiza as relações e vê o aluno como um ser real, concreto e histórico”. Dessa forma, ele assume uma postura política, percebendo que a educação faz parte de um contexto sócio-econômico-político-cultural e que o aluno é o principal sujeito desse contexto onde, o mesmo está inserido em uma determinada sociedade. Por isso, o Orientador Educacional é um profissional de grande importância na escola, pois, ele vai articular/orientar e clarificar as contradições e confrontos, e nesse meio, buscar ajudar o aluno a compreender as redes de relações que na sociedade se estabelecem.

Educar, hoje, exige mais do que nunca olhar o sujeito/aluno de forma ampla, um ser que é que constituído de história, crenças e valores, e por isso a escola deve ter um projeto político-pedagógico, onde nele implícito ou explicitamente, deve ser refletido a questão da formação do sujeito. O Orientador deve, portanto, buscar os meios necessários para que a escola cumpra seu papel de educar, mediante ao seu projeto político-pedagógico.

Dessa forma, percebe-se a importância e função do Orientador Educacional, hoje, nas escolas. Uma vez, que o orientador é um mediador entre professor-aluno, aluno-professor, aluno-sociedade, sociedade-aluno. Sendo responsável por levar possibilidades de desenvolvimento cognitivos, culturais e emocionais para o espaço escolar. E de transformações necessárias para uma sociedade mais justa e humana.

Palavras-chave: Orientação, Educação, Planejamento, Sociedade.

ABSTRACT

The Guidance Counselor is not as many think only a disciplinarian at school, from literature searches of several authors, will show the real function of a trader within school. Knowing that it is up to all school staff oportunizar the student a world view transformation as something possible, subject to the appropriation of knowledge and development of the ability to think. You need to teach the students to reflect on the things of the world intelligently, critical analysis and not just imposed on it by or what they do believe. Therefore education is needed to devise the individual holistically - considered the physical, emotional, cognitive and social that can interfere with the process of human development and learning - fostering an educational practice critical, creative, reflective and emancipatory. The educational guidance aims to provide the student with complete integration with the School, both in education and in society.

Its main objective is to emphasize individual growth, helping students to build and take your personality, finding a way to express it socially, and allow him a climate conducive to its development. Is to create conditions for the student to deeply assimilate all the information - considering the need to receive the teaching significantly - leading to speculation it, to confrontation. The aim is to give the student the conditions for a full training: In addition to information, building and knowledge exchange, the student has the opportunity to participate in cultural and sports activities, discovering their creativity, their tendencies, their likes and developing them fully. Thus, it provides to the student - taking into account their difficulties and their expectations - one deep and constant contact with the world around him, enabling him to establish a significant link with reality and overcome barriers in order to prepare solidly for the future life.

Therefore it is necessary a planning process, which is nothing but a precious moment of collective reflection

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com