TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel da Qualidade e sua Importância Estratégica nas Organizações

Por:   •  14/10/2018  •  Resenha  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  3.041 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE: LARCIO FONSECA JUNIOR

TÉCNICO EM QUALIDADE

PROFESSOR: Simone Telles

ATIVIDADE Nº: 1

POLO: TAUBATÉ/SP

LOCAL E DATA:     Cruzeiro, 09/09/2018      

Atividade avaliativa 2

Resenha da vídeo-aula 1: O papel da Qualidade e sua importância estratégica nas organizações

Introdução

Esta atividade irá apresentar uma resenha do vídeo aula 1 - O papel da Qualidade e sua importância estratégica nas organizações. Veremos a importância, o mercado de trabalho, a atuação do técnico em qualidade nos mais diversos segmentos, tanto no comércio, quanto na indústria.

Desenvolvimento

  • Contextualização com o mercado e perfil profissional

O vídeo apresenta um funcionário, no ramo de hotelaria, recepcionista, aluno do Curso Técnico em Qualidade, com o escopo de ser qualificado para o mercado de trabalho nesta área. Uma excelente oportunidade lhe é apresentada, quando a empresa onde trabalha, buscando Certificação em Qualidade, o convoca para participar do processo. Porém, cheio de dúvidas inerentes às atividades do Técnico na área, ele receia por não alcançar o resultado esperado, por ele e pela empresa.

O tema proposto é de suma importância, haja vista, a importância de as empresas buscarem a qualidade na prestação de serviços, produtos duráveis e melhorias contínuas. Do outro lado, se mostra importante ter um profissional tecnicamente treinado e capacitado para tanto, atendendo às expectativas do mercado com metodologias adequadas a cada segmento.

  • Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade.

O vídeo demonstra grande campo para o profissional de nível técnico da área da qualidade, tais como: Na indústria (automotivo e metalúrgico), setor alimentício, em geral, setor da saúde (hospitais, clínicas e laboratórios), Bancos e serviços prestadores de serviços de hotelaria, telefonia, internet, energia, saneamento, transporte etc., e no comércio em geral (Lojas de vestuário, calçados, restaurantes, óticas, informática, revendas de veículos).

Na minha percepção, não consigo ver a ausência de mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da qualidade, pois, por onde quer que se olhe, em toda manufatura e prestação de serviços requer a eficácia e competência do profissional capacitado para tal, importante missão.

  • Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos: 

 O vídeo apresenta as atividades e atuações do técnico em qualidade, tais como: Inspeção, controle, garantia e gestão da qualidade. Ocorre também, o serviço, em muitas empresas, ser executado por profissionais sem formação técnica. Neste caso, a qualidade está imbuída na empresa como um todo, envolvendo diversos núcleos.

Fica claro que, na indústria, o profissional da qualidade realiza inspeção dos produtos em uma linha de produção. Na prestação de serviços, pode atuar na gestão da qualidade por meio de auditorias (internas e/ou externas), junto com a diretoria, na análise crítica de indicadores.

A necessidade de se ter um técnico em qualidade em diversos segmentos é essencial, pois, é pelo seu aval e olhar crítico e excelente, através de inspeção, auditoria e gestão é que se garantirá o produto ou prestação de serviço com qualidade.

  • O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações: 

O vídeo nos apresenta a importância estratégica da qualidade nas organizações, devido a competitividade e aumento da tecnologia entre elas e que uma padronização eficaz, tal como a ISO 9001, pode trazer a elas a aceitação do público estratégico com a otimização dos produtos, interesse dos acionistas em investir, matérias primas com excelência e ajuda do governo, numa relação de “ganha-ganha”.

É indiscutível o papel e a importância estratégica da qualidade, através da padronização da qualidade em todo o mundo, pois, se não for assim, uma empresa que visa a lucratividade e redução de custos não pode subsistir. A padronização se torna crucial, pois, em quase todo mundo o sistema ISO 9001 está implementado, e clientes buscam produtos com qualidade. Quando uma empresa não adere a qualidade como estratégia, ela não é aceita pelos clientes, ocasionando, assim, a perda de concorrência e todos os benefícios inerentes.

  • Cases de sistemas da qualidade:

O vídeo em questão aborda três ramos de negócios em que a ISO 9001 e outros sistemas foram implementados.

O primeiro, no ramo de móveis, a empresa viu na norma ISO 9001, um referencial, pois passava por problemas de atendimentos de requisitos dos clientes, controle de documentos e capacitação de pessoal, e viu, após a implementação da norma, ganhos consideráveis e diminuição de perdas.

O segundo, no ramo metalúrgico, na área de usinagem, obteve a certificação por exigência dos clientes, para atender outra norma, a ISO TS 16949. A empresa enfrentou dificuldades quanto adaptação à norma no começo, pois os funcionários resistiram às mudanças dos processos e às novas rotinas. Mas com implementação do 5S, os benefícios ocorreram e o fluxo de informações entre setores agora estão documentados no Manual da Qualidade e em procedimentos. No que tange a ganhos, a empresa logrou êxito quanto a disseminação das questões da qualidade e capacitações constantes da liderança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (153.5 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com