TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Permanganato de Potássio

Por:   •  27/7/2023  •  Tese  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 2

Uma reação química ocorre quando duas ou mais substâncias entram em contato, criando ligações químicas que resultam em novas substâncias. Para que isso ocorra, os reagentes presentes em uma reação química devem ter uma afinidade química para que a reação ocorra. Existem diferentes tipos de reações químicas: reações de adição (síntese), reações de decomposição (análise), reações de simples troca (deslocamento) e reações de deslocamento duplo (ou permutação).

Entre as reações podemos reconhecer: mudança de cor, liberação de gás por meio de bolhas, emissão de odores, liberação de luz, liberação de calor, alteração da textura dos materiais, precipitação de sólidos e explosões.

Permanganato de potássio

O permanganato de potássio foi produzido pela primeira vez em 1659, pelo químico alemão Johann Rudolf Glauber, um composto de função química sal inorgânico, formado por íons potássio e permanganato, ele possuiu uso tópico e está indicado para limpeza e desinfecção de feridas e úlceras, sendo coadjuvante no tratamento de catapora, candidíase entre outras feridas na pele. É um forte agente oxidante. Tanto como sólido como em solução aquosa apresenta uma coloração violeta. É possível obter o permanganato através da oxidação do dióxido de Manganês de pilhas descartadas.

Ácido sulfúrico

ácido sulfúrico é um líquido claro, incolor e inodoro que apresenta aspecto oleoso em condições normais de temperatura e pressão. É um potente ácido inorgânico, altamente corrosivo para compostos orgânicos e abrasivo para a maioria dos metais. É classificado como um dos ácidos mais perigosos que existem. Em contato com a pele, o ácido pode provocar queimaduras graves por meio de uma reação de desidratação, decompondo proteínas, carboidratos e lipídios presentes na pele e nos músculos. Pode ser usado na fabricação de fertilizantes, baterias, explosivos e na síntese química de medicamentos, entre muitos outros usos.

2. OBJETIVO

Tocar na mistura de permanganato de potássio e ácido sulfúrico com um bastão de vidro, depois tocar no algodão com álcool etílico e acender uma chama.

3. MATERIAIS E REAGENTES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com