TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Poder Político, Ideológico e Econômico

Por:   •  5/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  1.207 Visualizações

Página 1 de 2

→ O poder politico está atrelado tanto ao conceito de poder social que envolve as relações humanas em sociedade quanto à função de mediação de conflitos da político. Isso, no entanto, está inserido em um contexto específico no estado moderno: o monopólio do uso da força de maneira concisa, isso quer dizer que o poder político do estado moderno sustentas em domínio exclusivo do uso da violência de forma legítima, o que, em contrapartida, não quer dizer que o poder político configura-se pela utilização da violência, mas sim pela utilização dessa força como forma coativa. Em outras palavras o poder político configura-se pela exclusividade do uso da força em relação ao conjunto de grupos que formam o mesmo contexto social.

→ O poder ideológico consiste na capacidade de exercer domínio e controle. É a possibilidade de agir e produzir os efeitos desajeitados sobre indivíduos ou grupos humanos. É a relação que possui a força e os mecanismos de dominação e aquele sobre o qual o poder é exercido.

→ o modelo econômico que é o que se Vale da posse de certos bens, necessários ou considerado como tais, numa situação de necessidade para controlar aqueles que não possuem. Conceito também na realização de um certo tipo de trabalho. A posse dos meios de produção é enorme fonte de poder para aqueles que não tem: o poder do chefe de uma empresa deriva da possibilidade que a posse ou disponibilidade dos meios de produção lhe oferece de poder vender a força de trabalho a troco de um salário. Quem possui abundância de bens é capaz de determinar o comportamento de quem não tem pela promessa e concessão de vantagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (33.9 Kb)   docx (568.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com