TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Poder da Midia

Por:   •  29/11/2017  •  Resenha  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

                                       

O PODER DA MIDIA.

RAJAGOPALAN, Kanavillil é professor titular da UNICAMP, pesquisador do CNP e Bacharel, mestre em literatura Inglesa e linguística, doutor da PUC-SP, Designação: a arma secreta, porem incrivelmente poderosa, da mídia em conflitos internacionais. Parábola Editorial, São Paulo 2003.

O Kanavillil Rajagopalan nos relata o comportamento da mídia na conjuntura da guerra do golpe e na guerra contra o terrorismo cujo segundo autor a media constrói uma imagem negativa dos terroristas, principalmente de Osama Bin Laden, propositalmente por interesse do governo.

 Assim expõe a tese do uso do nome próprio para forma opiniões publica usando como exemplo a campanha televisiva da CNN no lado do EUA e Aljazira no lado do Islã, entre outros exemplos de manipulação da mídia “ efeito desses ataques é de fato muito mais simbólico do que real”. Rajagopalan cita vários doutores e pesquisadores sobre a temática do uso do nome próprio.

A tese do professor Rajagopalan é que o nome próprio é uma arma contra “inimigo publico”, desconstruindo a imagem deles e assim manipulando a massa, conforme interesse da mídia sensacionalista, ou seja, o governo ou grupos poderosos que detém o controle dos meios de comunicação e sabem como usa-los   para induzir o povo a ficar a favor ou contra  de quem eles querem, uma vez que os nomes próprios carrega uma qualificação bastante ideológica e o leitor ou o telespectador ingênuo deixa ser manipulado, “ o leitor ingênuo ou desavisado tende a confundir descrição com termo referencial. Opinião com fato consumado e nisso reside o maior perigo” Rajagopalan , 2003.

O linguista apresenta bom argumento de uma forma clara e simples nos convence de sua tese e para isso Rajagopalan dá exemplos que são reais, demonstração do poder de manipulação da mídia nas pessoas que é muito comum, no Brasil e em outros países, por isso indico para leitores em formação, podendo assim criarem seus próprios senso critico.  

   


[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Centro de ciências Biológicas e Sociais Aplicadas

Campus V - João Pessoa – PB

Curso de Arquivologia.

RESENHA.

                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com