TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Profissional Jornalista

Casos: O Profissional Jornalista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

O desafio é enorme e os cursos de Jornalismo em nossas Universidades e Faculdades estão longe de oferecer uma resposta à altura. Pensamos e agimos didaticamente ainda em base a modelos "feudais", com o jornalismo ainda concebido fundamentalmente em termos de "suportes" (jornalismo impresso, radiofônico, televisivo, empresarial, etc) solenemente ignorando os fenômenos de convergência, que saltam à vista.

É verdade também que o movimento de renovação não é homogêneo e alguns cursos estão mais avançados do que outros em sua reformulação curricular e movimentação no sentido de levar os programas para a era digital, mas no geral a situação é ainda incipiente em termos de fazer face ao desafio.

Uma das maneiras de começar - ou seguir adiante- é tomar pé da situação. Onde estamos? Para onde devemos seguir? Que experiências estão sendo feitas?

São promissoras, nesse sentido, as iniciativas de constituição de grupos de trabalho e grupos temáticos tendo como eixo o ensino do jornalismo, como vem ocorrendo, por exemplo, nos encontros da SBJor e do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, nos quais o ensino tem tido presença constante em mesas temáticas.

A formação de redes de pesquisa, envolvendo múltiplas instituições de ensino e tendo a renovação contínua do ensino como tema, é outra necessidade urgente. Nesse sentido, remeto os interessados para os resultados obtidos pela Red ICOD, que envolvendo universidades da Europa e América Latina, debruçou-se por dois anos sobre a análise da situação, produzindo um diagnóstico preliminar, identificando as qualificações digitais fundamentais nas várias área da Comunicação Social e relatando diversas experiências que podem ser muita utilidade nesta discussão. O Relatório está online, em quatro idiomas, inclusive espanhol e português.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com