TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrador

Por:   •  19/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.331 Palavras (14 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


[pic 11]


AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, por me dar força para que pudesse concluir meu curso.

Agradeço de forma muito especial a Professora Rosemari de Oliveira pelas suas orientações e força nos momentos mais difíceis.

 A Professora Janice pela compreensão, direcionamentos e conselhos.

                         Meu muito obrigado à Coordenadora Professora Cláudia pela competência, carinho e dedicação com que dá suporte a todos os alunos.

Joice Cristian Felisberto . 2016. 22 folhas. Trabalho de Conclusão de Graduação em Pedagogia – Anhanguera Educacional, Joinville, 2016.

RESUMO

O artigo aqui presente traz um estudo sobre a afetividade e aprendizagem na educação infantil. O mesmo investiga a relação entre afetividade e aprendizagem.     Ressaltamos o conceito de afetividade e aprendizagem para um melhor entendimento deste período evidenciado pela problemática do tema.  O artigo ressalta as peculiaridades existentes entre afetividade e aprendizagem.

. Através de leitura, pesquisa e observação percebe-se a importância  da afetividade na aprendizagem na educação infantil.

Palavras chaves: Afetividade Aprendizagem.

1.

INTRODUÇÃO...................................................................................................8 E 9

2. AFETIVIDADE...............................................................................................10 E 11

3. APRENDIZAGEM.........................................................................................11 A 15

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

5. REFERÊNCIAS        17

  1.  INTRODUÇÃO 

A infância é um período em que a criança vive um processo de adaptação progressiva ao meio físico e social. Há um rompimento da vida familiar da criança para iniciar novas experiências. Para que a criança tenha um desenvolvimento saudável em todos os aspetos é necessário que ela se sinta segura e acolhida.

O ambiente onde a criança vai estar, seja ele qual for, deverá proporcionar relações positivas e os professores devem buscar uma aproximação completa, enxergando a criança em sua totalidade. O ambiente pedagógico tem de ser, entre outros, um lugar atrativo e engenhoso. Motivando a criança para que o processo de aprendizagem e de socialização aconteça da forma mais prazerosa possível.

É importante que a criança seja vista e tratada como pessoa única, respeitada nas suas aptidões, e também em suas limitações. Isto significa garantir o direito ao colo e ao carinho, bem como o respeito ao ritmo da criança. É fundamental propiciar às crianças momentos de autonomia e criatividade.

Na Educação Infantil as manifestações de afeto têm sido reduzidas apenas em beijos e abraços, isso quando ocorrem. No entanto, para se desenvolver uma relação afetiva com a criança é preciso estabelecer um vínculo verdadeiro e profundo. Além disso, à medida que a criança se desenvolve cognitivamente suas necessidades afetivas tornam-se mais exigentes. Manifestar afeto não inclui apenas beijar, abraçar, mas também conhecer, ouvir, conversar, se interessar e se envolver, de fato, com a criança e ser sensível a seus sentimentos e às suas necessidades.

 Ao professor cabe apoiar emocionalmente as crianças, compreendendo-as, conhecendo-as. Sempre observando e respeitando as particularidades de cada criança. O professor afetivo deve garantir, em sua sala de aula, um ambiente acolhedor e seguro a criança. Cabe ao professor conscientizar-se das emoções e dos sentimentos, facilitando o desenvolvimento infantil tanto nos aspectos afetivos como nos cognitivos.

Este trabalho tem como objetivo Compreender a relação afetiva entre professor e aluno na educação infantil e a sua importância na formação integral desta criança, de maneira que a escola tenha o papel especial para ela, que seja um local acolhedor, prazeroso e de esperança para aquele que se sente muita vezes frustrado e desacreditado de sua própria capacidade de aprender e se desenvolver.

Resgatando a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, compreendendo a importância da formação integral do aluno analisando o relacionamento afetivo entre professor e aluno.

  1. Afetividade

        

Afetividade define a qualidade que abrange todos os fenômenos afetivos. É um termo que deriva da palavra afetivo e afeto.

A afetividade tem um papel fundamental no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando profundamente o crescimento cognitivo.

A afetividade induz o ser humano a revelar os seus sentimentos em relação a outros seres e objetos. Através da afetividade, as pessoas conseguem criar laços de amizade entre elas e até mesmo com animais irracionais, isto porque os animais também são capazes de demonstrar afetividade uns com os outros e com os seres humanos.

O psicólogo francês Henri Wallon foi um dos grandes pensadores que abordou o conceito de afetividade. Segundo Wallon, a inteligência não é o elemento mais importante do desenvolvimento humano, mas esse desenvolvimento dependia de três vertentes: a motora, a afetiva e a cognitiva. Assim, a dimensão biológica e social eram indissociáveis, porque se complementam mutuamente. A evolução de um indivíduo não depende somente da capacidade intelectual garantida pelo caráter biológico, mas também do meio ambiente que também vai condicionar a evolução, permitindo ou impedindo que determinadas potencialidades sejam desenvolvidas. A afetividade surge nesse meio e tem uma grande importância na educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (173.1 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com