TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Vida

Por:   •  17/7/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.488 Palavras (14 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 14

                                          CASA FAMILIAR RURAL DE MODELO[pic 1][pic 2][pic 3]

                                                     CNPJ: 01.411.151./0001-03

              Linha Salete – Interior -   CEP: 89872-000  -  Modelo - Santa Catarina

                                      Fone: (49) 3365- 3216 - Rm26 ou 8805-3577

                                          E-mail: cfrmodelo@arcafarsul.org.br

NATIVO BORMANN

PROJETO PROFISIONAL DE VIDA DO JOVEM

   Horta Orgânica

Modelo, julho de 2019

Professores colaboradores

  • Evando Pedro Niederle: Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Letras.
  • Edimar Bolis: Coordenador da Casa Familiar Rural.
  • Marcia Jane Rucks: Bacharel em Ciências Biológicas.
  • Marcos Hentz: Licenciatura Plena em Ciências Agrícolas.
  • Marina Bottega: Bacharel em Medicina Veterinária.
  • Marli Marisa Reinehr Cremonini; Licenciatura em Geografia.
  • Raquel Stocker: Licenciatura em História.

  1. INTRODUÇÃO  

            O PPVJ é um dos instrumentos pedagógicos da CFR e tem como principal objetivo desenvolver nos agricultores familiares o sentimento de pertença e o aprendizado significativo nos sentidos econômico, social, ambiental e cultural.

          Nos dias atuais há uma grande preocupação com a alimentação da população, a qual, devido a correria do dia a dia acaba se alimentando com alimentos rápidos (lanches, salgados, industrializados) ocasionando desta forma vícios alimentares.

          Pode-se perceber que no Brasil os perfis nutricionais de crianças e adolescentes são antagônicos, pois ao mesmo tempo em que se tem de um lado áreas onde as deficiências nutricionais ainda persistem, se tem o outro lado onde fica evidente o aumento da obesidade e das doenças associadas, em decorrência das mudanças de hábitos alimentares, como o fácil acesso e o baixo custo de alimentos ricos em gorduras e açúcares. (FERNADES et al., 2009).  

          Por isso, foi de fundamental importância o desenvolvimento deste trabalho com a horta orgânica familiar, pois a introdução de alimentos saudáveis no cardápio do dia a dia, constituiu-se numa forma de incentivar hábitos saudáveis de vida.

  1. IDENTIFICAÇÃO DA LOCALIZAÇÃO DO PROJETO  

        A implantação do projeto será na cidade de maravilha, na Rua 51, na propriedade residem quatro pessoas, a Sra. Lourdes os Filhos Nativo, Tiago e Mateus.

.

  1. OBJETIVOS

  1. OBJETIVO GERAL

        Proporcionar o relaxamento através do contato com a terra e a natureza e o prazer de produzir hortaliças que serão utilizadas nas refeições diárias da família e oportunizar atividades de cultivos de plantas.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  •  Estimular o contato com a terra e a produção no sistema orgânico de hortaliças, vegetais e plantas medicinais através da implantação de horta terapêutica;
  • Contribuir para a formação de hábitos alimentares mais saudáveis;
  •  Resgatar junto à família o habito de produção de alimentos para autoconsumo.

  1. JUSTIFICATIVA

        A agricultura convencional que utiliza os agroquímicos fertilizantes e agrotóxicos, dispõe de diversas técnicas para o crescimento e cultivo dos vegetais, outrossim a certeza do crescimento e da beleza das plantas levou os produtores a esquecerem da importância nutricional para manutenção e saúde dos seres vivos.

           Ineficiência nutricional dos vegetais cultivados no sistema agrícola convencional é um dos fatores que devem determinar a montagem de uma horta orgânica doméstica, outro fator de suma importância é o respeito com o meio ambiente e a qualidade de vida. Dispondo de um pequeno espaço em local ensolarado já é o suficiente para se iniciar uma horta para produção de hortaliças para consumo familiar.

  1. RESUMO

Este projeto vai ser instalado na propriedade da família Bormann sendo que a mesma está localizada na Linha 51 do município de Maravilha. Tem como o objetivo a implantação da produção de vegetais com adubação orgânica, beneficiando 1 família de media renda e melhorar a alimentação através da implantação da horta, contudo não dando prejuízos ao meio ambiente.

Esse projeto passou o intuito de melhorar a alimentação da família e utilizar o espaço vago na propriedade. Tendo uma menor mão de obra e a produção de vegetais sem agrotóxicos.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

        Os produtos livres de agrotóxicos ganham cada vez mais espaço na mesa do brasileiro. A produção orgânica cresce no país num ritmo de 15% a 20% ao ano. Em Santa Catarina, estima-se que sejam mil famílias dedicadas à este tipo de produção, principalmente na Grande Florianópolis e Serra Catarinense. Dos produtos orgânicos consumidos, 87% são produzidos no próprio Estado. 

        Os produtos orgânicos mais consumidos são verduras, legumes e frutas. Seis em cada dez consumidores consomem verduras orgânicas. Os legumes e as frutas são escolhas de uma em cada quatro pessoas.

        Orgânico vai muito além de um produto natural sem agrotóxicos, transgênicos e fertilizantes sintéticos. O produto é resultado de uma agricultura baseada em sustentabilidade, cultivo natural, equilíbrio ecológico e respeito ao homem.

        A sua produção segue regulamentos para manter a harmonia entre os setores social, ambiental e econômico; cumprir as exigências da legislação sanitária, fazer a correta disposição do lixo e promover o bem-estar dos animais. Os trabalhadores têm seus direitos e os de sua família preservados; o solo é enriquecido naturalmente, sem receber agrotóxicos, pesticidas, adubos químicos ou sementes transgênicas, e os animais são criados livres, sem tomar hormônios de crescimento, anabolizantes ou outras drogas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com