TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO

Artigos Científicos: O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 4

Durante o processo de ensino aprendizagem muitas vezes encontramos professores com dificuldades ligadas a inclusão de alunos que apresentam necessidades diversificadas, neste momento o pedagogo tem o papel de ajudar o docente a traçar a melhor estratégia de intervenção nas atividades, elaborando junto com o professor com atividades diferenciadas que tenham como foco as necessidades apresentadas pelos alunos. Existem também outras ações que podem ser significativas para este trabalho onde a pedagoga poderá retirar, quando a rotina da escola permitir,essas crianças de sala em momentos específicos para intervenções pedagógicas direcionadas.

E para que este processo seja ainda melhor o acompanhamento da família e muito importante, pois, o trabalho é ampliado para além da sala quando este acompanhamento é feito efetivando a fixação e desenvolvimento destes alunos. Sem contar que há alguns casos que são necessários o acompanhamento de um profissional extra-escolar esta aproximação familiar auxilia neste processo.

Assim, podemos observar como o trabalho do pedagogo é importante para o desenvolvimento das atividades em sala, bem como a organização da rotina escolar e a maneira como estas são apresentadas para as crianças criando novas metas e estratégias para alcançar os mesmos, favorecendo o aprendizado não só do aluno, mas também do professor.

Apesar de muitos os esforços por parte da equipe pedagógica, sabemos que em um ambiente escolar existem situações em que as crianças precisam se expressar oralmente, tanto em uma apresentação, como socialmente. Podemos notar a dificuldade de alguns nestes momentos, sendo assim, o professor deverá lidar de forma tranqüila com esta diferença ou diversidade de linguagens e proporcionar a turma um trabalho de respeito ao outro como princípio para uma convivência harmoniosa.

A adaptação e flexibilidade do plano de aula nestes momentos são muito válidas, pois, estes alunos se sentem realmente incluídos no aprendizado e socialmente, sendo capazes de perceber sua importância no mundo e no meio em que vive, possibilitando uma associação do conteúdo em sua realidade, onde este docente e pedagogo tornam-se um instrumento norteador para eles.

Ao mesmo tempo, o professor sente dificuldades para adaptar o plano de curso a realidade destes discentes e a disponibilidade de tempo para se dedicar a eles. Para alguns mestres da educação ao se deparar com momentos onde alunos com dificuldades na fala sofrem preconceitos devido a sua dificuldade torna-se algo muito ruim e incomodo, não só, pelo fato, mas por ver que ainda existem seres humanos capazes de se mostrar cruéis com o seu semelhante e buscam inverter tais situações através do diálogo.

A fim de que estes alunos não desistam de estudar, por sofrerem tanto com as dificuldades como com as adversidades, o respeito, cuidado, atenção e aceitação do professor, são fundamentais, ou seja, suas relações professor - aluno, buscando interagir eles com a turma, fazendo assim uma rede para que todos possam ajudar e fazer parte da aprendizagem, tornando esses alunos parte da sala para que eles sintam-se motivados.

Uma vez, que estes alunos não apresentam o mesmo desenvolvimento dos demais, sua avaliação é feita considerando suas conquistas, mesmo que não acompanhe a turma, pois, a cada descoberta desses alunos, devem ser vistas como uma forma de aprendizagem.

Certamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com