TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO

Trabalho Escolar: O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  1.496 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO 4

CONCLUSÃO 5

REFERÊNCIAS 6

1 INTRODUÇÃO

O Trabalho do Pedagogo no Espaço Educativo em relação a diversidade encontrada no espaço escolar é de fundamental importância para o bom desenvolvimento da educação como um todo. Mediante isto, cabe ao futuro pedagogo e pedagoga, treinar o seu "olhar" pedagógico. Como uma das funções do educador é garantir o acesso de todos à cidadania plena, saber descobrir o significado das múltiplas representações sociais te auxiliará na intervenção educativa, isto, considerando que a pedagogia é a ciências da educação e que o trabalho do pedagogo nos espaços educativos gira em torno da analise das diferentes situações.

Sabendo que o curso de Pedagogia no Brasil segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação em Pedagogia licenciatura, institui em um de seus artigos a possibilidade de inserção profissional do pedagogo em áreas onde necessitam da aplicabilidade de seus conhecimentos pedagógicos. Assim são diversas as possibilidades de inserção profissional não se limitando, apenas a sala de aula ou, ainda, ao trabalho pedagógico na escola, mas, sobretudo vão, além disso, posto que pedagogos possam atuar em gestão de presídios, assistência social, fábricas, enfim em diversas áreas que necessitam de seus conhecimentos e intervenções pedagógicas.

O Art. 2º diz que as Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia aplicam-se à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. (Brasil, 2006 p. 1).

A atuação do pedagogo está para alem das rotinas laborativas ligadas ao contexto escolar, sendo que a necessidade de conhecimentos pedagógicos abre um “leque” de campos de atuação. Porém, nosso foco aqui é o trabalho do pedagogo dentro do espaço educativo escolar.

DESENVOLVIMENTO

O pedagogo pode auxiliar o professor diante das dificuldades ligadas a inclusão de alunos que apresentam necessidades diversificadas em sala de aula sugerindo ao professor, ou mesmo ele executando, atividades onde se trabalha a inclusão, união, reconhecimento e respeito as diferenças e como trabalhá-las em sala de aula.

Já a família contribui e muito com a socialização do mesmo no espaço escolar o tratando como pessoas ditas “normais” perante a sociedade cultural, deixando a super proteção à criança de lado, pois assim nada ajuda na formação social e educacional.

A organização do trabalho pedagógico na escola facilita o envolvimento do aluno com atividades direcionadas na sala de aula e atividades de intervenção pedagógica onde o pedagogo auxilia o professor na busca pela a aprendizagem e efetivação desta. Dessa forma, o pedagogo auxilia o professor para que o aluno perceba que a maneira que ele fala é uma linguagem cultural do local onde vive e que a linguagem formal é aquela aprendida na escola, sendo que deve se respeitar a forma de falar de cada povo e/ou cultura popular. Que aluno nenhum deve ser discriminado ou sofrer qualquer forma de preconceito devido a isto, uma vez que, nenhum aluno na escola fala corretamente todas as palavras, que todos erramos uma vez ou outra a forma de falar alguma palavra. Devemos respeitar e tratar com respeito qualquer pessoa ou ser humano.

O trabalho do professor juntamente com o auxilio do pedagogo, apesar das dificuldades que sempre são encontradas, é tentar trazer para o educando o saber efetivamente apreendido, independentemente da dificuldade de aprendizagem do aluno, pois ambos devem buscar meios para que aja a aprendizagem.

Sempre há nas salas de aula alunos que sofrem preconceitos por sua forma de falar ou por apresentar dificuldades de aprendizagem, mas o professor deve intervir de forma a levar os demais refletirem que a linguagem falada é diferente da linguagem formal e escrita, e que a falada permite o regionalismo, por esse motivo devemos respeitar e manter o respeito e não admitir nunca que um aluno desrespeite o outro pela sua forma de falar. Para que tudo isso ocorra de forma mais serena e amena, o professor deverá mostrar e passar para o aluno muita confiança e que acima de tudo eles são pessoas confiáveis e amigas, sempre incentivando e levantando a auto estima do educando, mostrando a ele que é capaz, que todos são capazes de aprender e sempre acreditando no potencial dele, avaliando tudo e todos os desenvolvimentos que apresentar, pois cada crescimento do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com