TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Do Pedagogo No Espaço Educativo

Dissertações: O Trabalho Do Pedagogo No Espaço Educativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  2.799 Palavras (12 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 12

O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO

Desde o surgimento no planeta o homem é a única espécie que se destaca devido a capacidade de transformar o meio onde vive, quando não consegue se adaptar nele. Além de se mostrar inteligente, mostra-se um ser sociável e que precisa estar em contato, viver em grupos, trocar experiências o que o fez utilizar-se da linguagem, seja ela falada , escrita ou sinalizada. Sendo portanto a linguagem que o permite compartilhar experiências, idéias e sentimentos, ocorrendo assim transmissão de informações de uma geração para outra ou seja através desta transmissão, que a cultura de um povo seus costumes, religiosidade vão se tornando parte da história e de certa forma herança dos costumes para novas gerações.

A leitura tem uma grande importância desde que está seja feita de forma consciente pelos leitores, pois é necessário que se vá além da simples codificação, devemos ver na leitura a idéia de que ler é atribuir sentido ao texto, relacionando-o com o contexto e com as experiências previas do leitor. Para Kleiman (2002), a leitura é um processo que evidência através da interação entre os diversos níveis de conhecimento do leitor: O conhecimento lingüístico; O conhecimento textual e o conhecimento de mundo. Sendo assim, o ato de ler caracteriza-se como um processo interativo.

Ler é visto nos dias de hoje não só como passa tempo, como aquisição de novos conhecimentos, mas também como algo que proporciona ao leitor assimilação, acomodação, reflexão e enfim um novo aprendizado. Mas para que a leitura seja alho que contribua para a formação , informação e aprendizado do leitor, o escritor por sua vez para ser compreendido e conseguir passar a mensagem que deseja precisa organizar seu texto tendo nele um tema geral e pensar que público deseja alcançar, pois ao pensar sobre quem irá ler o contexto cultural e social em que o leitor esta inserido .

Como nos diz Vieira, 1998, embora a aprendizagem esteja presente em todas as culturas, já a relação ensino-aprendizagem, tal qual é vista na sociedade moderna, há uma divisão especializada entre quem ensina e quem aprende. Percebe-se que a aprendizagem se encontra presente em todas as sociedades o que realmente muda é a maneira que está ocorre.

Não há um padrão exato de ensinar ou aprender dentro de uma diversidade cultural tão grande como a que há no espaço escolar e que todos precisamos respeitar os limites, credo, cor, mulheres, portadores de necessidades especiais, homossexuais e outros. A escola é um espaço muito importante para a conquista do direito e garantia da cidadania para todos, levando sempre em consideração a diversidade cultural presente em nosso país, por ser esta muito mais complexa do que pensamos, por isso precisamos ser pessoas criticas e capazes de lutar pelos direitos e principalmente o respeito à diferença.

Mas esta não é uma luta que pode ocorrer de forma separada e isolada. Por isso a escola que tem função social e política, mesmo que não possa resolver sozinha todas essas questões, precisa estar ciente de que tem grande responsabilidade diante de um sociedade diversificada, e que é no espaço escolar que as diversidades se encontram, ao pensar desta forma, precisa-se ter em mente de que para que ocorra uma inclusão verdadeira e que este espaço tão importante para o ser humano não se torne apenas um depósito para aqueles que tem maiores limitações, os profissionais envolvidos precisam estar preparados e a reflexão sobre as diferentes presenças na escola e na sociedade brasileira deve fazer parte da formação e da prática de todos os educadores, para que estes possam trabalhar de forma a não deixar com que os padrões culturais, contribuam muito mais com a exclusão do que com uma educação inclusiva. A idéia de padronização faz com que vejamos as diferenças como algo anormal. Segundo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, educar para a diversidade é fazer das diferenças um trunfo, explorá-la na sua riqueza, possibilitar a troca, proceder como grupo, entender que o acontecer humano é feito de avanços e limites...

O trabalho do pedagogo nos espaços educativos gira em torno da analise das diferentes situações, tendo este a função de investigar e sugerir possíveis soluções para os problemas, o apelo pelo trabalho do pedagogo devido ao seu campo de conhecimento e de seu alcance a diversas esferas da prática social, tem se tornado mais freqüente. Cada vez mais ganha relevo o discurso que busca apontar e justificar a ampliação dos espaços de atuação profissional do pedagogo, para além do ambiente escolar, O pedagogo vem sendo preparado e capacitado para ocupar espaços criados pela emergência de novas demandas educativas na sociedade. Este é um dos motivos que destacada a necessidade da presença deste profissional nas empresas, envolvido em tarefas de seleção e treinamento de recursos humanos e no desenvolvimento de competências profissionais requeridas pelos processos de reestruturação do trabalho e da produção. Em outros meios como o de comunicação o pedagogo também já encontra-se presente entre outros vários campos que estão abrindo oportunidades para o exercício profissional do pedagogo.

As políticas de gestão que antes eram utilizadas apenas para administrar as empresas, agora surgem no sistema escolar, colocando a escola como responsável por formar cidadãos aptos ao mercado de trabalho. Neste contexto, a escola torna se responsável por formar a mão de obra para a manutenção sistema capitalista. As práticas pedagógicas e a visão crítica que levará o educador a pensar a sua atuação diante dessas visões distorcidas da real necessidade de formação do cidadão, devem fazer parte do processo de formação deste profissional. A formação do profissional pedagogo, deve ser voltadas para a realidade social em que vivemos. Este distanciamento entre as práticas sociais e as políticas educacionais precisa se revistas, de forma que venha a favorecer a formação de um pedagogo crítico capaz de desenvolver uma gestão democrática e de resolver ou atuar como agente transformador

das realidades vividas na prática do cotidiano escolar. Pois ao atuar nas escolas e ou em outros espaços, deverá propor esta gestão anti-autoritária e democrática.para que isso ocorra, as instituições formadoras precisam atuam realmente como um espaço democrático, de formação política descentralizadora.Para LIBANEO. P.16,Pensar e atuar no campo da educação, como atividade social prática de humanização das pessoas, implica a responsabilidade social e ética de dizer não apenas porque fazer, mas o quê e como fazer. Isso envolve necessariamente uma tomada de posição pela pedagogia, na qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com