TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é uma espécie ?

Por:   •  15/8/2017  •  Tese  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 5

                            O que é uma espécie ?

Se você vir alguma espécie por exemplo um lobo e chegar em casa todo contente por ter avistado aqueles animais, qual a espécie de lobo você dirá ter encontrado? Se for tirar a dúvida com dois ou três cientistas, talvez ouça diferentes respostas. Ao longo dos anos naturalistas descubriram que não eram todos os lobos da mesma espécie e sim de espécies diferentes, e eles foram criando diferentes nomes para diferentes espécies de lobos existentes .

-Definições Complicadas

Talvez a dificuldade de nomear espécies se deva ao latim ou possivelmente isso se deva a 1,8 milhão de espécies que os cientistas vêm nomeando de uns séculos para cá; ou, ainda, talvez, às leis como a Endangered Species Act. Mas o que sabemos, de fato, é que o debate sobre o conceito de espécie ocorre há décadas.

O mais notável quanto a todas essas discordâncias é que, hoje, o nosso conhecimento sobre como a vida evolui em novas formas aumentou muito desde que se iniciou o debate sobre as espécies. Até pouco tempo atrás, identificavam espécies apenas pelas características visíveis, como nadadeiras, pelos e penas. Agora podem ler sequências de DNA e descobrir toda uma riqueza de diversidade biológica.

Especialistas consideram que o debate finalmente chegou a um ponto crítico.acreditam que agora será possível combinar muitas das ideias concorrentes em um único conceito básico.

Antes da ciência os seres humanos já nomeavam espécies. Para obterem sucesso durante as suas atividades de caça e de coleta. A taxonomia firmou-se graças ao trabalho de Carl Lineu. Esse naturalista  inventou um sistema para organizar os seres vivos em grupos, os quais abrigavam grupos cada vez menores, Lineu acreditava que cada espécie sempre havia existido desde o momento da criação.

As espécies ,de acordo com Darwin, nunca foram entidades fixas que surgiram quando da criação. Elas evoluíram. Cada grupo de organismos que chamamos de espécie surgiu como uma variedade a partir de espécies mais antigas. Com o passar do tempo, a seleção natural os transformou, enquanto se adaptavam ao ambiente. Entretanto outras variedades se tornaram extintas.

Quando os cientistas analizaram as espécies o que definia uma espécie eram as barreiras que impediam a sua reprodução com outras.

A maneira mais promissora para as barreiras evoluírem é pelo isolamento. O grupo isolado desenvolveria novos genes, e alguns desses novos genes talvez tornassem o intercruzamento difícil ou mesmo impossível. Passadas centenas de milhares de anos muitas barreiras poderiam evoluir até que a população isolada se convertesse em uma espécie distinta.

Ernst Mayr também criou um conceito , definiu espécie como um grupo de populações que podem cruzar entre si, mas são incapazes de intercruzar com outras.

Consequentemente muitos cientistas ficaram insatisfeitos com esse novo conceito ao perceber que era inadequado para ajudá-los a compreender o mundo natural. Em primeiro lugar, o conceito de Mayr não dizia nada sobre o quanto reprodutivamente isolada uma espécie deveria estar para se distinguir. Os biólogos ficaram numa situação embaraçosa no caso daquelas espécies que pareciam distintas, mas intercruzavam regularmente.

-Equações em sexo

Depois de um tempo o fator sexxo em equação passou a ser subistituído pelo ancestral em comum. Podemos dizer que o conceito da espécie tomou como base o sistema original de Lineu e o modernizou com o pensamento evolutivo.

 O conceito filogenético é usada por pesquisadores que precisam indentificar espécies, nesse caso os cientistas não dependem condiçõesmenos preciosas, como o isolamento reprodutivo.

O problema com o conceito é que ele não nos diz em que nível natural devemos suspender as subdivisões.

- Muito Barulho por nada

Alguns anos atrás as intermináveis discussões sobre esse tema convenceram Kevin de Queiroz, biólogo ,de que o debate sobre a questão do conceito de espécie chegara ao seu limite. Queiroz afirmou que esse debate tem mais a ver com confusão que com a essência. A maioria dos conceitos concorrentes de espécie concordam quanto a alguns pontos fundamentais. Todos eles estão fundamentados na noção de que a espécie é uma linhagem evolutiva distinta, por exemplo. Para Queiroz essa é a definição fundamental de espécie. A maioria das discordâncias sobre a ideia de espécie não é com relação ao conceito em si, mas sobre como reconhecer uma espécie.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com