TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem da educação escolar no Brasil

Artigo: Origem da educação escolar no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Artigo  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

A origem da Educação Escolar no Brasil

A ação dos Jesuítas como parte do movimento da Contra Reforma católica

A reforma protestante desencadeou-se em 1517 com o monge agostiniano Matinho Lutero que se levantou contra o que considerou graves erros da Igreja Católica Romana, principalmente as chamadas indulgências que eram cobranças feitas pela Igreja e que proporcionavam segundo as promessas, privilégios especiais, como por exemplo, pouco ou nenhum tempo no purgatório (lugar onde possivelmente os mortos pagam pelos pecados antes de ir para o paraíso). As ideias manifestadas nas famosas 95 teses de Lutero sobre a justificação pela fé somente logo chegaram a Roma e o imperador Carlos o convocou para retratação, porém o monge não retrocedeu nas suas afirmações o que o levou a excomunhão (exclusão) da Igreja. Lutero deixou claro que a Igreja precisava de Reforma.

As ideias de Lutero espalharam-se pela Europa e ganhou o apoio de muitos Reis o que gerou um documento de apoio às ideias do monge, que foi chamado de “Protesto”, um manifesto que pedia mudanças e reavaliações aos dogmas da Igreja Romana. É importante observar que a Reforma defendia o livre acesso as “sagradas Escrituras” (Bíblia), antes apenas lida e interpretada pelo Clero da Igreja (grupo de líderes e eruditos considerados especiais para a Igreja).

Dentro deste contexto Roma percebe o perigo e preocupados com os avanços do protestantismo e a perda de fiéis, bispos e papas reúnem-se na cidade italiana de Trento para o conhecido Concilio de Trento com o objetivo de traçar um plano de reação. O concílio de Trento ficou definido:

. Catequização dos habitantes de terras descobertas, através da ação dos Jesuítas;

. Retomada do tribunal do santo oficio – Inquisição: Punir e condenar os acusados de heresias.

. Criação do Index Librorium Proibitorium (Índice de Livros proíbidos0): Evitar a propagação de ideias contrárias à Igreja Católica.

Em 1534 é criada a Companhia de Jesus por Inácio de Loyola, que era uma nova ordem religiosa, parte da Igreja Romana que tinha como meta lutas pelas ideias ou dogmas da Igreja. Os Jesuítas chamados de soldados de Cristo serviram através da catequese e da Educação à ação da Contra Reforma, que compensaria as perdas da Igreja Católica na Europa com a conversão das populações nativas das terras descobertas, chamadas de Novo mundo.

No Brasil os jesuítas encontraram um cenário diferente até então vivido na Europa, pois tinham que associar educação e Catequese, pois pensavam que a compreensão dos preceitos religiosos, implicava primeira no uso de um aparato educacional.

Os Jesuítas entenderam que o trabalho na colônia deveria seguir um rumo e necessariamente muitas inovações. Uma dessas foi o aprendizado de ofícios manuais por parte de seus membros, ocupação a qual não se dedicavam, além de um amparo financeiro que deveria servir a este propósito, apesar de serem contrárias às normas gerais da companhia o uso de recursos financeiros.

A preocupação primeira da Ordem foi à difusão da língua, uma vez que os indígenas aqui encontrados pelos portugueses eram de várias tribos e necessitavam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com