TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem Da Educação Escolar No Brasil

Trabalho Universitário: A Origem Da Educação Escolar No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 4

O principal estopim para esta revolução foi o monge agostiniano Martinho Lutero (1483-1546) que graças ao crescimento de universidades na Europa, contribuiu muito para a divulgação de ideias humanistas, através de suas aulas de teologia ( Universidade de Wittenberg) combatia a idéia da salvação pelas boas ações e pela compra de indulgências. Também questionava o que fazer para ter a salvação eterna.

Chegaram ao Brasil em1549 e começaram a desenvolver um trabalho de catequização dos índios, imigrantes africanos e imigrantes europeus. O primeiro grupo foi trazido ao Brasil por Tomé de Sousa, governador geral, e liderado por Manuel da Nóbrega. Foram também eles os primeiros a iniciar o trabalho de educação do povo, tendo criado muitos estabelecimentos educacionais, como a Fundação de São Paulo de Piratininga, com a catequização, os portugueses pretendiam unificar o território brasileiro com base no Catolicismo, religião hegemônica em Portugal.

Para educar os índios, os padres instituíram em Salvador, capital brasileira na época, a primeira escola elementar, que era comandada pelo Irmão Vicente Rodrigues e tinha mesmo ensino da Europa, para que os indígenas compreendessem o ensinamento religioso, tinham que aprender a ler e escrever. Sabendo disso, os jesuítas construíram, ao longo de 20 anos, pelo menos cinco escolas de instrução elementar e três colégios onde ensinavam os cursos de Teologia e Ciências Sagradas, que eram vistos como cursos de nível superior para especialização de sacerdotes, além de Letras e Filosofia, que eram cursos secundários. Caso quisessem dar prosseguimento aos estudos, os sacerdotes teriam que estudar na Europa.

A missão dos jesuitas no Brasil chegou a fazer Portugal achar que poderia colonizar os índios e que ensinando-lhes os costumes e as crenças europeias seria um passo importante para tornar o Brasil uma colônia de Portugal, mas os jesuítas perceberam o interesse na escravidão dos índios, então migraram as missões para as cidades interioranas. Além de ensinar a doutrina católica, os jesuítas iniciaram o trabalho de orientação agrícola para que vivessem independentes e afastados dos colonizadores portugueses, mas os índios com a agricultura se tornaram sedentários, o que faindígenas compreendessem o ensinamento religioso, tinham que aprender a ler e escrever.

Sabendo disso, os jesuítas construíram, ao longo de 20 anos, pelo menos cinco escolas de instrução elementar e três colégios onde ensinavam os cursos de Teologia e Ciências Sagradas, que eram vistos como cursos de nível superior para especialização de sacerdotes, além de Letras e Filosofia, que eram cursos secundários. Caso quisessem dar prosseguimento aos estudos, os sacerdotes teriam que estudar na Europa. A missão dos jesuitas no Brasil chegou a fazer Portugal achar que poderia colonizar os índios e que ensinando-lhes os costumes e as crenças europeias seria um passo importante para tornar o Brasil uma colônia de Portugal, mas os jesuitas perceberam o interesse na escravidão dos índios, então migraram as missões para as cidades interioranas. Além de ensinar a doutrina católica, os jesuítas iniciaram o trabalho de orientação agrícola para que vivessem independentes e afastados dos colonizadores portugueses, mas os índios com a agricultura se tornaram sedentários, o que facilitava que os colonizadores capturassem e prendessem as vezes tribos inteiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com