TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Cinco Conceitos Básicos de Branding

Por:   •  8/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

5 conceitos básicos de Branding que todo designer deveria conhecer

Antes de começarmos o nosso assunto, é necessário definir a diferença entre logo e branding. Há muita confusão no conceito de cada um, então aqui vai uma definição de cada:

Logo é a identidade gráfica da empresa, é de fundamental importância para que o público reconheça a marca como diferente das outras.

Já o conceito de Branding é mais amplo, lembrando que toda logo faz parte de uma estratégia de branding. Em alguns sites, chegam a traduzir Branding pelo termo gestão de marcas, pois seu objetivo é trabalhar a fixação da imagem da marca. O branding abrange outros materiais gráficos, como cartões, folders, material editorial e o restante da identidade visual da empresa.

Há diversas empresas cujo branding é tão forte que basta mostrar um pedaço da logo que já dá para reconhecer a marca, mas para se atingir este patamar, não basta trabalhar somente uma logo bem feita, mas sim uma boa estratégia de branding.

Agora que a diferença já está bem definida, vamos aos 5 conceitos básicos de Branding que todo designer deveria conhecer.

1. Pesquise, pesquise, pesquise…

A etapa de pesquisa é a parte mais importante para a criação de logos e todo o restante do branding. É atrás da pesquisa que se encontra os melhores caminhos para a definição do que deve e não deve ser feito. A busca por referências é imprescindível. Quando digo referências pode ter certeza que incluo as más e as boas, pois é tão importante saber o que não deve ser feito, quanto saber o que deve ser.

2. Um bom nome ajuda no processo de reconhecimento

Não é sempre que existe a possibilidade de dar nome à empresa contratando seus serviços, mas é sempre bom levar em consideração a importância do nome.

Seus principais objetivos de branding são dar um nome à identidade do seu cliente e dar um rosto a esse nome. Depois disto, tudo se resume a fixar o nome e o rosto na cabeça do cliente.

A criação de um bom nome pode ser desafiadora ou divertida. Há empresas que inventaram palavras (Skype), outras que simplesmente retiraram palavras do dicionário (Apple, Windows) e até mesmo as que mudam a grafia de uma palavra existente (Google).

3. Uma boa logo constrói confiança

Como todo mundo na vida, você já deve ter ouvido falar “A primeira impressão é a que conta”. Bom, basta então falar que a logo é a sua primeira impressão, então ela deve passar o quão confiável a sua empresa é. O resultado disso aumenta a confiança que o público terá na sua marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (745.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com