TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos Dissertação

Por:   •  5/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

Dissertação

A dissertação envolve a apresentação de uma opinião que deve ser discutida criticamente a partir de um tema definido na proposta.

Introdução: Expõe o tema e expressa o ponto de vista do autor.

Desenvolvimento: Traz a defesa do ponto de vista por meio de argumentos.

Conclusão: Apresenta o desfecho para o assunto. O texto deve ser escrito em 3° pessoa.

Em um texto dissertativo evite usar: gírias, coloquialismo, queísmos, gerúndio.

Sublinhe as palavras-chave tanto da proposta quanto dos textos motivadores.

Analise o que cada texto tem em comum. Considere suas fontes e a autoria.

Faça um rascunho com quatro parágrafos: um para introdução, dois para o desenvolvimento de argumentos e um para a conclusão.

Pressuposto é aquilo que se supõe antecipadamente, alguma hipótese ou suposição lançada antes de ser provada. Pode ser encontrado na introdução.

Provas concretas, declaração de autoridade, raciocínio lógico, competência linguística e consenso.

Competência 1: Linguagem coloquial.

Competência 2: Boa argumentação.

Competência 3: Organização das informações do texto.

Competência 4: Responder as perguntas "Por que? Como? Para quê?"

Competência 5: Propor uma solução para a problemática e concluir. Clareza e objetividade. Tipo de texto e interlocução: O texto deve corresponder ao gênero pedido, e os interlocutores (quem o candidato se dirige no texto) devem ser considerados.

Propósito: A tarefa solicitada no propósito deve ser cumprida, e o tema e as intrusões de elaboração do texto devem ser levados em conta.

Leitura: O estudante deve saber estabelecer uma relação entre o texto a ser produzido e a coletânea fornecida na prova, por meio da qual a banca avaliará a habilidade de leitura e de interpretação de texto do candidato.

Articulação escrita: Os dois textos devem apresentar uma escrita fluida, coerente e bem fundamentada. O vestibulando também deve mostrar que sabe adequar a linguagem a cada um dos gêneros solicitados.

Tipos de texto e abordagem: A banca examina se o texto atendeu aos padrões de uma dissertação e se está adequado ao tema. Assim como na Unicamp, também é avaliado se o candidato soube articular o tema a coletânea e se foi capaz de selecionar os pontos importantes de cada trecho. A abordagem do tema e o potencial critico dos argumentos são igualmente analisados.

Estrutura: Avalia a coerência do texto, os parágrafos e os elementos de coesão. A organização dos argumentos e sua disposição no texto também são observadas.

Expressividade: Considera os aspectos gramaticais, como a ortografia, a pontuação e inadequações. Além disso, julga a clareza das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com