TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Desafios da Alimentação

Por:   •  5/12/2020  •  Dissertação  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

Os desafios da alimentação escolar no Brasil

Segundo o Artigo n° 3 do Programa Nacional de Alimentação Escolar é direito do aluno ter acesso à alimentação adequada. Toda via a realidade brasileira é diferente, uma vez quem diversos alunos da rede pública tem esse seu direito negado. Isso é ocasionado por dois principais fatores: a corrupção e a negligência governamental.

Antes de tudo, é importante destacar o cenário nacional que é marcado pela corrupção. Neste contexto, com desvio das verbas direcionadas à alimentação, as escolas públicas brasileiras não conseguem se abastecerem adequadamente para receber os alunos. Consequentemente, muitas crianças e adolescentes, as quais muitas vezes são dependentes do suporte alimentício escolar, tem sua saúde física e mental prejudicada uma vez que tem o seu acesso à alimentação negado.

Ademas, a negligência dos órgãos públicos na fiscalização não combate os obstáculos que impedem os indivíduos a terem suas refeições, como a não entrega dos produtos alimentícios e a entrega de alimentos em péssimas qualidades. Nesse sentido, especialistas afirmam que a alimentação nas escolas também é um processo de aprendizado para as crianças, visto que lá elas desenvolvem o hábito de comer de forma saudável mitigando, assim, a longo prazo as estatísticas de obesidade infantil. Desse modo é nítida a necessidade da participação do governo através de medidas que mitiguem as falhas no processo de entrega dos produtos.

Torna-se evidente, portanto, que para combater os desafios na alimentação escolar é necessário combater a corrupção e as consequências da negligência por parte do Estado. Neste contexto, cabe ao Governo Federal, aliado à Polícia Federal e ao Ministério da Educação, a criação de medidas fiscalizadoras que garantam a qualidade e a entrega total dos alimentos, além de palestras que incentivem a boa alimentação para os alunos. Essas medidas visam a diminuição das dificuldades nas refeições escolares, para que assim no futuro o direito pregado no Artigo 3° seja plenamente atingido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (22 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com