TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO DE OBJETIVOS E CONTEÚDOS MUSICAIS

Por:   •  8/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

Adeílson Araújo Ascenso - 8087658
Elvis Cardoso Lourenço - 8075501
Jeovane Lima Ribeiro - 8078640
Vanessa Cavalcanti Mendes - 8086296

Planejamento de objetivos e conteúdos musicais
relacionados aos Objetos e Habilidades de Música na BNCC

Didática e Metodologia para o Ensino da Música

Brasília DF

18 de maio de 2020

Nos textos dos Ciclos 1 e 2 estudamos sobre as possíveis conexões entre a Didática e os pressupostos pedagógicos de alguns dos educadores musicais da primeira geração, entendemos alguns pontos importantes sobre o planejamento das atividades musicais e conhecemos a proposta de ensino de Música que está na nova BNCC. Estes conhecimentos serão a base para a atividade de Portfólio 1.

  1. Síntese crítico-reflexivo

Objetivo:

  • Apropriar-se das orientações da BNCC para o ensino de Música dentro do Componente curricular Arte, nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), por meio da elaboração de uma síntese crítico-reflexivo;

De acordo com a BNCC, o componente curricular Arte no Ensino Fundamental está orientado nas linguagens: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Ainda propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento, são elas: Criação, Critica, Estesia, Expressão, Fruição e Reflexão. Tratam facilitar o processo de ensino aprendizagem em arte. Dentre as quatro linguagens (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro), cada uma constitui uma unidade temática que reúne objetivos de conhecimento e habilidades ligando as seis dimensões apresentadas anteriormente. Ademais temos também as Artes Integradas. Conferido à música os objetivos do conhecimento são: contexto e prática, elementos da linguagem, materialidade, notação, registro musical e processos de criação.

A BNCC orienta o professor de música a estimular os alunos no fazer artístico musical, permitindo que o aluno seja o protagonista e criador da obra. Mas vejo como um grande desafio para o professor de música, desenvolver uma peça musical dentro de uma escola no ensino regular, com a falta de investimento para essa finalidade fica quase que inviável. Uma das opções existentes de mostrar a importância da música é através do sarau musical.

A arte é instrumento de inclusão, troca de conhecimentos, culturas e experiências. O momento de interação entre os alunos para se construir uma obra ou uma apresentação é tão importante quanto à própria obra pronta, nesta fase se constrói não somente a obra, a apresentação ou evento, mas se constrói o respeito às diferenças, mostra aos alunos que não existe apenas uma forma de pensar e agir. As dimensões de conhecimento propostas pela BNCC buscam facilitar esse processo de aprendizagem. A BNCC traça um caminho a ser seguido para educação das crianças e jovens.

  1. Entendendo os objetivos de ensino e conteúdos para a aprendizagem musical

Objetivo:

  • Elaborar dois objetivos de aprendizagem para uma das Habilidades referentes a um Objeto de Conhecimento da Unidade Temática de Música na BNCC.

Quadro 1: ARTE – Música: 1º ao 5º ano (BNCC 2020, p.202-203)

Objetos deconheci-mento

Habilidades [objetivos gerais de aprendizagem]

Objetivos específicos de aprendizagem (elaboração do grupo)

Elementos da linguagem

(EF15AR14) Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.) por meio da música Lava a Mão - Castelo Ratimbum

- Objetivo: Conhecer os quatros parâmetros do som, através dos sons produzidos na própria escola (passos, ventilador, ar-condicionado, sino, portão, conversas etc.)

- Objetivo: Após identificar os quatro parâmetros do som serão trabalhadas as notações musicais onde os alunos irão identificar as alturas das notas dentro da partitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (243.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com