TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E CONT PROD

Por:   •  16/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.510 Palavras (7 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 7

Desafio de Aprendizagem

Etapa 1

        Antes da organização e da produção do processo produtivo vem o planejamento. Depois deve vir o controle, a atividade que detecta e corrige eventuais desvios de rota. O planejamento é a atividade que determinará o que, quando, quem e como fazer. O Controle é a atividade que mede e corrige, comparando com o que foi planejado. Tudo sempre de acordo com os objetivos primordiais da organização.

        O PCP pode ser conceituado como a função que determina antecipadamente quais os objetivos à serem atingidos e o que deve ser e realizado para alcança-lo da melhor maneira possível. Planejamento e Controle servem à empresa como um todo, mas no caso do PCP, preocupação é com a eficiência e a eficácia de todo o processo produtivo da empresa.

        Ao buscar tirar o melhor proveito possível da eficácia do processo produtivo, o PCP deve levar em conta os imprevistos. Que se evite o pensamento padronizado, aquele que tende a se acostumar com os mesmos caminhos, não questiona a duvida de estruturas, pensamentos e atitudes, porque um simples imprevisto pode pôr todo planejamento por terra.

        

        Ao utilizar de forma racional os recursos empresariais, a organização chamada empresa estará garantindo a eficiência do seu processo produtivo. Já, ao garantir que os objetivos da empresa foram atingidos, ela estará assegurando a eficácia desse processo. Sem isso, a empresa estará mergulhada ao caos. É preciso planejar de forma antecipada ao processo produtivo e controlar adequadamente, sem que a organização fica sem rumo.

        É preciso ficar bem claro que eficiência e eficácia devem andar juntas. De nada adianta a empresa ser eficiente e não ser eficaz, e vice-versa. E o que garante essa união dos dois fatores é o PCP. A eficiência coloca ênfase nos meios , preocupa-se com métodos e procedimentos, melhor aplicação de recursos e a execução das tarefas mais importantes.

        Pode-se fazer analogia com outras atividades, que não as empresariais. No futebol, por exemplo, um atleta atacante que joga muito bem, mas não faz gols, é eficiente, mas não é eficaz. Ele vai obter sucesso e aumentar seu valor no mercado na medida em que consiga unir as duas coisas. Da mesma forma, um estudante se dedica ao estudo, mas não consegue passar no vestibular, está sendo, está sendo eficiente e não eficaz. Na empresa, o esforço do PCP é o que busca unir eficiência e eficácia para que a empresa alcance o sucesso.

Etapa 2

        As empresas podem ser classificadas segundo sua característica de prioridade – estatal privada ou mista, segundo seu tamanho – grandes (mais de 500 empregados), média (entre 50 e 500 empregados, miniempresas e microempresas (menos de 10 empregados) e segundo seu tipo de produção – primárias ou extrativas, secundárias ou de transformação e terciárias ou prestadoras de serviços.

        Enquanto a produção é a atividade de produzir, o produto ou serviço é o resultado dessa atividade. A empresa existe para isso: produzir mercadoria ou serviço. Tudo é resultado dessas atividades. No caso das mercadorias, que são produtos físicos e tangíveis, podem ser divididas como bem de consumo (duráveis ou perecíveis) e bens de produção (aqueles que permitem a produção de outros bens e serviços).

        A relação entre entradas e saídas nesse sistema é que vai determinar o seu grau de eficiência. Já a relação entre as saídas – produtos de suas atividades – e os objetos previamente traçados é que vai estabelecer o grau de eficácia nesse sistema. Assim acontece também com seus subsistemas. Há uma grande relação de interdependência determinando os  patamares de eficiência e eficácia em cada parte que compõe esse sistema chamado de empresa.

        Da mesma forma que a empresa, sua produção também poderá ser considerada um sistema, composto de vários subsistemas. Existem três tipos de sistemas de produção: sob encomenda, em lotes e contínua. Essa diferenciação é fundamental para o entendimento de cada tipo de planejamento, programação e controle da produção.

        Os recursos materiais e financeiros e humanos correspondem ao que os economistas chamam de fatores de produção, ou seja, natureza, capital e trabalho. Já os recursos mercadológicos estão fora dessa correspondência, estando geralmente fora da empresa, enquanto os recursos administrativos podem ser considerados o fator integrador, ou a própria empresa como um todo.

        O patrimônio da empresa é formado pelos recursos materiais e financeiros, ou seja, o ativo imobilizado e o capital de giro. Assim, os recursos financeiros da empresa formam seu capital financeiro, enquanto os recursos materiais compõem seu capital econômico.

        

Foi realizada a visita técnica na empresa X para visualizar o planejamento e controle da produção em produção sob encomenda. Foram verificadas as principais características do PCP sob encomenda:

  • Cada produto é único de grande tamanho e complexidade
  • Grande variedade de equipamentos universais
  • Grande variedade de operários altamente especializados
  • Necessidades de data de entrega
  • Grande dificuldade para realização de precisões
  • Necessidade de um grupo de administradores e especialistas altamente qualificados

Para poder funcionar satisfatoriamente, o PCP exige um enorme número de informações. Informações que servirão para atendimento à tomada de decisões em relação ao atendimento ao cliente. Em outras palavras, ele recolhe dados e produz informações incessantemente. Trata-se de um centro de informações para a produção. Neste sentido o PCP apresenta três fases principais:

  • Projeto de produção
  • Planejamento da produção
  • Controle da produção

O projeto de produção também chamado de pré-produção ou planejamento de operações, o projeto de produção constitui a primeira fase do PCP. Constitui um esquema básico que se fundamenta nos seguintes aspectos do sistema de produção da empresa.

  • Quantidades e características de máquinas e equipamentos
  • Quantidade de pessoal disponível
  • Volume de estoques e tipo de matérias-primas
  • Características de produtos/serviços a ser priorizado
  • Características do produto/serviço a ser produzido
  • Métodos e procedimentos de trabalho
  • Tamanho dos lotes econômicos de produção

Cada um desses aspectos do sistema de produção devem ser detalhados e inventariados para controle efetivo da produção. Para conseguir bons resultados com os clientes, é necessário manter o PCP da organização atualizado, pois a boa gestão da produção, é o reflexo de como anda a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com