TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLITICAS DE SAÚDE NO BRASIL: UM SECULO DE LUTA PELO DIREITO À SAÚDE

Por:   •  22/7/2019  •  Relatório de pesquisa  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE E GESTÃO

CAROLANE DE SOUZA SILVA

SAFIRA MILER DA SILVA PINTO

POLITICAS DE SAÚDE NO BRASIL: UM SECULO DE LUTA PELO DIREITO À SAÚDE

GUANAMBI, BA

2019

CAROLANE DE SOUZA SILVA

SAFIRA MILER DA SILVA PINTO

POLITICAS DE SAÚDE NO BRASIL: UM SECULO DE LUTA PELO DIREITO À SAÚDE

Trabalho apresentado como nota da II unidade da disciplina de Politicas Publicas de Saúde, do curso Técnico em Farmácia oferecido pelo CEEP – Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão.

Prof.ª Leila Kelly

GUANAMBI, BA

2019

POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL: UM SECULO DE LUTA PELO DIREITO À SAÚDE

POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL: Um século de luta pelo direito à saúde. Direção: Renato Tapajós, 2006. Duração (60 minutos).

O filme Políticas de Saúde no Brasil: Um século de luta pelo direito à saúde, tenta mostrar a evolução da saúde após um momento histórico do nosso país que foi a revolta da vacina e posteriormente a criação do SUS – Sistema único de saúde que representa uma das maiores conquistas do povo brasileiro, que lutaram incansavelmente pelos direitos básicos de qualquer ser humano.

No inicio o filme aborda as principais epidemias que assolaram as principais cidades brasileiras, como em São Paulo e Rio de Janeiro. No inicio do século XX e antes da criação do SUS a população mais carente quando enfermas só podiam contar com a ajuda de hospitais de caridade mantidos pela igreja, com remédios caseiros e com as benzedeiras, enquanto os ricos tinham médicos particulares e hospitais mais bem equipados.

Com inicio de todo o transtorno causado por essas epidemias, começaram a afetar diretamente a economia do país, uma vez que os insumos brasileiros passaram a ser rejeitados e a produção agrícola diminuiu drasticamente por conta da pestilência que assolava o território brasileiro. A população mais pobre outra vez uma vez era humilhada, pois como a escassez de alimento passaram a viver de doações e da filantropia

O presidente Rodrigo Alves com a crise que atingia o Brasil nomeou Oswaldo Cruz o diretor do Departamento Nacional de Saúde Pública, surgiu então o controle epidemiológico e ideias de sanitização nas cidades portuárias. Essa sanitização estabelecia a expulsão dos pobres e enfermos dessas cidades. A vacinação era obrigatória contra a varíola, e quem fosse contrario ou desobedecesse seria considerado um inimigo da saúde pública.

O documentário mostra os problemas e conquistas da população brasileira alguns anos atrás, no que diz respeito as politicas de saúde em nosso país. Problemas esses como falta de vagas em hospitais, filas sem fim, mal atendimentos, falta de medicamentos e profissionais capacitados, apesar do filme representar uma historia do passado do nosso país muitos ou quase todos esses problemas ainda persistem em nosso país e refletem em nossa sociedade. A trajetória da saúde brasileira de acordo com o filme não foi somente marcada por problemas ou derrotas algumas conquistas foram alcançadas graças a luta da nossa sociedade e ate hoje nos orgulha e nos inspiram a lutar pelos nossos diretos e ideais. A população da época lutou bravamente pelos seus direitos básicos e melhorias de vidas, com a criação do SUS muitos desses direitos e melhorias vieram a acontecer, porém apesar de todos os avanços seja tecnológico ou político muitos desses problemas ainda continua, e quem mais sofre com eles são a população mais pobre que suporta arduamente todo esse sofrimento, como antigamente tem que conviver com uma saúde de qualidade duvidosa que muitas das vezes é má prestada, preocupando e amedrontando a atual população para as futuras gerações. Portanto, é direito de todos os seres humanos possuírem e ter a disposição uma saúde de qualidade e politicas de saúde que funcione e atendam as necessidades de toda população, sem diferenciar ricos de pobres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com