TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

Resenha: PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Resenha  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 2

1. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

Existiu um projeto de leitura na Escola Municipal João Galindo Crescendo e Aprendendo, mas percebemos que as crianças não são motivadas pelos seus pais. Poderíamos os professores programar e participar junto com os alunos e os pais para que esse projeto seja posto em pratica. Onde será analisado cada caso resolvido de acordo com cada situação.

Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por conseqüência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficas poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.

Faz-se entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. A leitura se fez necessária nos bancos escolares. De um lado há o aumento nas fontes de pesquisa e uma crescente preferência pelo construtivismo. De outro lado, vemos a grande dificuldade de nossos alunos em compreender questões eliminatórias no vestibular onde só obtêm êxito quem tiver hábito se atualizar através de jornais revistas e livros. Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem Neste sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos educando momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização. Sabemos que, o hábito de leitura depende de outros elos no processo de educação. Sem ler o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a idéia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com