TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

Tese: PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Tese  •  1.852 Palavras (8 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

O planeta terra está com problemas sérios por causa de fatores como poluição, desmatamento, agrotóxicos, urbanização, destino incorreto do lixo e outros aspectos que são gerados em função de interesses econômicos.

Precisamos aprender a cuidar do nosso planeta, reciclar o lixo, não poluir, e maneiras de não desperdiçar a água, e esta etapa na educação infantil que devemos ensinar as crianças a valorizar e cuidar do seu ambiente, e instruir as famílias para que também preservem.

Implantando a educação ambiental proporcionará a criança um contato profundo com a natureza oportunidade de conhecer o que o mundo lhe oferece.

Como sabemos Planeta Terra possui diversos recursos naturais os quais sem eles a vida humana não seria possível. No entanto, alguns desses recursos não são inesgotáveis, e pior, a nossa ação, a ação humana impensada, tem feito com que esses recursos diminuam de forma muito rápida ou fiquem impróprios para o uso.

A utilização de todos os recursos do Meio Ambiente deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Através desta atividade, pesquisaremos sobre os tipos de lixo; a poluição e algumas de suas causas; a reciclagem e os materiais que podem ser reciclados e também, a importância do saneamento básico para a preservação do Meio Ambiente e promoção da saúde. A proteção ao Meio Ambiente é uma questão de qualidade de vida. É necessário, portanto, conhecer, para então saber como cuidar.

O nosso grupo foi bem organizado e dividimos a tarefa entre as quatro, após cada uma fazer a sua parte se reunimos para montar o trabalho, a pesquisa na escola foi feita as quatro juntas, para conseguir montar nosso plano de ação.

2. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

A Pesquisa foi realizada na instituição CEIM Branca de Neve, localizada próximo ao posto de saúde de Quilombo foi levantado a questão de ensinar as crianças a cuidar do meio ambiente para que aprendam desde pequenas a dar rumo certo ao lixo.

Com isso iremos conscientizar desde pequenos a evitar o consumo exagerado, ou seja: não usar ou desperdiçar aquilo que não é necessário. Em primeiro lugar, porque tudo o que consumimos, de forma direta ou indireta, vem de recursos da natureza, e alguns não se renovam. Em segundo lugar, porque o consumo produz lixo e, como sabemos, alguns materiais demoram em se decompor.

Reaproveitar materiais é um grande passo isso porque, tudo o que consumimos utiliza recursos da natureza. Assim, ao invés de comprar algo novo, reutilizando o que temos, estamos poupando o meio ambiente.

O planeta terra está com problemas sérios por causa de fatores como poluição, desmatamento, agrotóxicos, urbanização, destino incorreto do lixo e outros aspectos que são gerados em função de interesses econômicos.

Precisamos aprender a cuidar do nosso planeta, reciclar o lixo, não poluir, e maneiras de não desperdiçar a água, e esta etapa na educação infantil que devemos ensinar as crianças a valorizar e cuidar do seu ambiente, e instruir as famílias para que também preservem.

Implantando a educação ambiental proporcionará a criança um contato profundo com a natureza oportunidade de conhecer o que o mundo lhe oferece.

Temos como planos compartilhar conhecimentos e ações de meio ambiente e cidadania com toda a comunidade escolar da rede publica municipal. Trabalhar a realidade do município e de nossas escolas buscando soluções para questões ambientais, possibilitando a tomada de posição frente a problemas fundamentais e urgentes da vida social. Modificar atitudes e práticas das crianças por meio da utilização do conhecimento sobre o meio ambiente, adotando posturas na escola, em casa e na comunidade que levem a interações construtivas na sociedade.

Sensibilizar a comunidade escolar com relação a atitudes e comportamentos ambientalmente corretos e voltados para a prática da cidadania, podemos viabilizar a coleta seletiva do lixo na escola. Conscientizar nossas crianças sobre as diferentes formas de coleta e destino do lixo, na escola, casa e espaços em comum.

Trabalhar a coleta seletiva do lixo inserida numa perspectiva interdisciplinar da do meio ambiente e da cidadania para que os alunos sejam capazes de intervir na realidade que os cerca, observando e analisando fatos e situações a todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo propositivo, para garantir uma meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida. Fazer com que o aluno possa perceber a importância da coleta seletiva e da reciclagem do lixo como instrumentos facilitadores para a sua aprendizagem e para melhoria da qualidade de vida.

3. REFERENCIAL TEÓRICO

É importante que a escola busque estratégias e táticas para que tenha qualidade e compromisso com o cuidado que devemos ter como o meio ambiente proporcionando alternativas na reciclagem, para um trabalho organizado e coerente para que todas as crianças se envolvam. Para explicar melhor o RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil) propõe caminhos para que:

[...] as crianças tenham contato com diferentes elementos, fenômenos e acontecimentos do mundo, sejam instigadas por questões significativas para observá-los e explicá-los e tenham acesso a modos variados de compreendê-los e representá-los. (BRASIL, 1998, p. 166).

Segundo Lima (2007) a resolução CONAMA 306:2002 aborda alguns pontos de estrema importância para definir meio ambiente: “Meio Ambiente é o conjunto de condições, leis, influência e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.

Encontra-se na ISO 14001:2004 a seguinte definição sobre meio ambiente: “circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo-se ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas inter-relações. ”Entende-se que meio ambiente inclui todos os fatores que afetam diretamente o comportamento de um ser vivo ou de uma espécie incluindo a luz, o ar, a água, o solo e os próprios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com