TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problema levantado no contexto da escola

Trabalho acadêmico: Problema levantado no contexto da escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.921 Palavras (8 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução.....................................................................................................04

1.Problema levantado no contexto da escola................................................05

2.Referencial teórico .....................................................................................07.

3.plano de ação.............................................................................................10

Considerações finais.....................................................................................11

INTRODUÇÃO

Nesta atividade sera apresentada uma pesquisa realizada na escola (nome da Instituição, endereço, quantidade de crianças atendidas, quantidade de docentes) com o objetivo de resolver ou contribuir para a resolução de um problema apresentado no espaço escolar e assim obter informações e aumentar em conhecimento sobre um determinado tipo de problema.

Por isso foi escolhido um problema que a escola vem enfrentando como a indisciplina dos alunos.

Serão apresentadas estratégias a equipe pedagógica da escola na expectativa de solucionar o problema, com sugestões e atividades diversificadas.

O objetivo do grupo é fazer com que isso se espalhe e que outras escolas e pessoas comecem a dar mais importância a este tema, onde os pais possam ser mais participativos na vida de seus filhos.

1. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

A escola e os professores tem presença marcante na educação/ensino das crianças em idade escolar, mas enfrentam a indisciplina do aluno como um complicador. E esses comportamentos indisciplinados são essencialmente negativos, atrapalhando a aprendizagem escolar e até mesmo, revelam a falta de educação.Assim é importante se perguntarem, o que caracteriza um / aluno/a indisciplinado? Quais as principais causas da indisciplina na sala de aula e em outros espaços da escola? . A quem costumamos atribuir a responsabilidade pela indisciplina do aluno? . A indisciplina na sala de aula prejudica o aprendizado dos alunos? Como? O que é preciso fazer para evitar atos de indisciplina na sala de aula e em outros espaços da escola?

A equipe pedagógica é formada por( ) e diariamente tem por objetivo trabalhar a autoestima e valorizar cada aluno mas o profissional não comprometido com o seu trabalho, que não investe na sua formação e que, reproduz o que fizeram seus professores, repetindo os mesmo conteúdos, que resistem às mudanças, com suas aulas monótonas e repetitivas, distantes das reais necessidades dos alunos, tem mais é que produzir um quadro de indisciplina, desmotivação e desinteresse na classe.

Os professores sozinhos, mesmo com os melhores métodos, recursos e didática, não conseguiriam solucionar a questão da indisciplina, também os aluno, ainda que percebessem os efeitos da indisciplina em seu desempenho, aprendizagem e relação professor-aluno, não conseguiriam sozinhos apresentar uma saída para a questão. No caso da indisciplina, é preciso a integrar pais, alunos, professores e todos os gestores escolares,assim um meio de intervenção è demonstrar que a honestidade será sempre considerada importante. Os alunos devem aprender que o que têm a dizer pode, sim, irritar o professor. Mas, em qualquer circunstância, em vez ser de punido por ter sido autêntico, ele deve ser orientado a perceber que o sentimento de bem-estar por ter seguido o valor da verdade é o que mais conta.

Não agir de improviso. Manter-se calmo e controlar suas reações. Os problemas não precisam ter uma resposta imediata por parte da equipe escolar. Agir de improviso pode levar a atitudes pouco adequadas.

Reconhecer sentimentos e orientar comportamentos. Ficar bravo e com raiva é uma reação natural de qualquer ser humano. Dizer ao aluno "você não pode se sentir assim" ou "você não pode ficar com raiva do seu amigo" é, portanto, inadequado. Oriente-o dizendo algo do tipo: "Você deve mesmo ter ficado muito bravo, mas bater no colega resolveu o problema?"

Acreditar que o conflito pertence aos envolvidos. Isso não significa aceitar qualquer alternativa de resolução ou se alienar do problema. Você deve ser um mediador, ajudando-os a descrever o problema, incentivar que falem sobre os sentimentos e as ações e busquem soluções, sempre incidindo sobre a causa e respeitando princípios. Acompanhe, a seguir, uma proposta de formação para a equipe, fundamentada na bibliografia indicada em cada etapa.

Ao agirmos assim s objetivos é promover uma mudança de olhar em relação à indisciplina, estudando conceitos de desenvolvimento moral e ético e adotando-os como conhecimento necessário ao processo educacional,,estimular a equipe a refletir sobre a própria postura.,

conhecer os princípios de um ambiente de cooperação.

analisar o regimento da escola e

orientar a atuação da equipe frente a situações de conflito.

.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

• Esse item deverá ter no mínimo 3 páginas e no máximo 4 páginas.

• Para a elaboração desta seção, o grupo deverá, obrigatoriamente, redigir um texto (respeitando as normas da ABNT).

• Diante do problema levantado na realidade, o grupo deverá pesquisar autores que discutem o tema escolhido.

• Construir um texto reflexivo para procurar compreender as causas do problema e as possíveis soluções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com