TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problema Levantado No Contexto Da Escola

Dissertações: Problema Levantado No Contexto Da Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO:

Nesse projeto vivencial de intervenção,em entrevista agendada ao Colégio Comunitário de Toledo, estivemos a par das problemáticas da instituição,sendo questões referentes à escola,família e a violência entre os alunos. Pensando nesse contexto, o nosso grupo e a instituição refletiram sobre um assunto que abrangesse todos esses problemas no tema:”Família e Escola unidas em Prol do Estudante”.

Colégio Comunitário de Toledo,entidade mantenedora FUNET,situado à Rua General Rondon,2201,Jardim La Salle, colégio particular na cidade de Toledo - Pr.Atualmente o número de alunos é de 716, de professores 63, e três pedagogos.

O colégio tem por missão: “Comprometer-se com a construção e valorização do homem, respeitando suas diferenças e princípios: Éticos,Estéticos, Políticos e Sociais”.

É preciso que sejam experimentadas situações de solidariedade, democracia, cidadania e visão de mundo que possam transformar o educando em um sujeito criativo, supera dor dos conflitos surgidos no convívio, capaz de se inserir em novos ambientes e novas situações, com espírito cooperativo no que tange às questões de seu grupo social. O colégio inclui 120 alunos bolsistas, oriundos das famílias mais carentes de Toledo, assim como casos especiais, como doença, pais separados ,etc.

PPP Funet 2011.

A instituição se mostrou muito receptiva e até mesmo emprestando seu PPP,as atividades já puderam ser aplicadas e se mostraram eficazes,outras estão em andamento na finalidade de participação mais ativa dos pais e melhoria de relação dos alunos.

1. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

O Colégio Comunitário de Toledo – FUNET é um colégio particular e em entrevista, juntamente a coordenadora pedagógica e a assistente social,nos foram apresentadas várias temáticas,entre elas: violência na escola,cyberbullying,compromisso dos pais como desempenho dos filhos e da escola e demais assuntos.Pensando nesse contexto,o nosso grupo refletiu num assunto que abrangesse todos esses problemas no tema: ”Família e Escola unidas em Prol do Estudante”.

As temáticas ocorrem diariamente,com destaque de fatos de intervenção pedagógica:

• Brigas físicas entre os meninos com incentivo dos demais colegas;

• Fotos e postagens pessoais de colegas em redes sociais, incentivando brigas e rompimento de amizade entre alunos;

• Há não interferência dos pais ou responsáveis;

• Desrespeito aos professores com brincadeiras e ofensas;

• O descaso com os bilhetes mandados na agenda para os pais assinarem.

• A participação dos pais bolsistas e não bolsistas na escola.

O colégio conta com uma equipepedagógica grande,fora as trêscoordenadoras (Educação Infantil,Ensino Fundamental e Ensino Médio), existem mais dois auxiliares contribuindo com o desenvolvimento pedagógico e problemas curriculares e cotidianos.

Nossos objetivos serão:

1. Explorar assuntos referentes à problemática;

2. Levar palestrantes competentes e dinâmicos,sem fins lucrativos;

3. Ofertar momentos de reflexão,debates e dinâmicas através de palestras;

4. Vivenciar momentos com opiniões dos alunos e dos pais, através das práticas cotidianas com muito desenvolvimento e participação;

5. Abordar sobre a temática no sentido de compreender a importância da interação familiar e da escola;

As expectativas dos alunos e da escola:

• Valorização pessoal e curricular;

• Presença mais efetiva dos pais e responsáveis na escola;

• Atividades dinâmicas;

• Palestrantes dinâmicos e conhecedores da temática.

Visando isso,o grupo se reuniu para realização de etapas de soluções que atendessem as expectativas. A primeira etapa foi conseguir temas para as palestras e também palestrantes com o perfil solicitado. .Através da igreja dos integrantes do grupo encontramos dois palestrantes com currículos competentes e experientes,sendo eles:

• Sra.Ivonete Aríete: Formada em Pedagogia, com Habilitação em Orientação Educacional. Especialização em Educação Especial para Talentosos e Superdotados. Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Trabalha na Educação desde 1988. Experiência Profissional com Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Coordenação Pedagógica, Professora do Ensino Médio e Pós Médio, Supervisão Escolar e Educação Especial. É professora da Sala de Recursos do período Matutino.

• Sr.Miguel Campos Sepúlveda: Ensino Médiono Liceu de Humanidades de Campos e no Liceu Nilo Peçanha de Niterói; Bacharelado e Licenciatura em Matemática,Física e Desenho pela UFF,Mestrado em Educação. Professor de Matemática do Liceu Nilo Peçanha,Instituto de Educação de São Gonçalo e Centro Educacional de Niterói;diretor do EnsinoEducacional de Niterói - Fundação Brasileirade Educação e também do Departamento de Educação da Secretaria de educação da Secretaria de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com