TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

Tese: PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Tese  •  2.651 Palavras (11 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

O trabalho desenvolvido abordará o tema “Reciclagem”,sobre os problemas que enfrentamos hoje resultado da produção desenfreada de lixo produzidos nos centros urbanos e em todos os lugares onde o ser humano utiliza para sua sobrevivência.

Atualmente muito se tem falado em sustentabilidade e de qualidade de vida,e no sentido de tranformar o mundo em que vivemos,muitas proposta são feitas.São apresentadas várias possibilidades e,ao mesmo tempo soluções inovadoras e tecnologia de ponta estão surgindo como resposta a essa necessidade urgente de salvar esse mundo repleto de imperfeições que foram criadas por nós mesmos.

Serão discutidos objetivos e projetos,tais como:

* o compartilhamento de conhecimento com toda comunidade escolar;

* a viabilização da reciclagem na escola, utilizando-se da separação do lixo útil do lixo orgânico;

* a integração da comunidade vizinha da escola;

* a sensibilização da comunidade escolar com relação a valores éticos,atitudes e comportamentos ecologicamente corretos.

A instituição na qual foi realizado o trabalho,foi a Escola Municipal Jardim Concórdia,localizada na Rua Paulo VI,Jardim Concórdia,na cidade de Toledo-Paraná.A instituição atende nos períodos matutino e vespertino um total de 213 alunos.Com um quadro docente de 15 professores que atuam com a missão de oferecer um ensino de qualidade,contribuindo com a formação do censo crítico dos educandos,fazendo com que sejam capazes de interagir na sociedade de maneira consciente, participativa e crítica.

A organização do grupo foi de maneira conjunta tanto na visita à instituição quanto na elaboração do trabalho,ficando responsável uma integrante para a digitação e envio do mesmo.

1.PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

Assim como em todos os lugares,percebemos que também na escola, nos deparamos com um problema comum nos dias atuais, o destino da quantidade imensa de lixo que produzimos atualmente.

O tempo todo e em quase todos os lugares ouvimos falar sobre ecologia e na preucupação de cuidar do meio ambiente.Mas para que isso seja possível,temos urgentemente que frear e reverter a degradação da natureza e melhorar a qualidade de vida no nosso planeta.

Mas como podemos orientar desde cedo as crianças e concientiza-las para esse problema que compromete seu futuro,e que cada vez se torna mais crescente?

Fazendo com que observem a quantidade de lixo que produzem na escola e que sem a seleção e fim adequado estão indo parar no aterro sanitário

Municipal,vendo que a maioria destes lixos são recicláveis e que podem ser reaproveitados.

O Brasil produz cerca de 150 mil toneladas de lixo por dia, dos quais cada um de nós gera em média 1 quilo desse lixo,que sem os fins corretos vão parar direto nos aterros e acabam ficando todos misturados.

A escola possui uma equipe pedagógica de 15 professores,onde a diretora e a coordenadoraestão à frente desta equipe auxiliando os professores e alunos se tornando um elo entre a escola e a comunidade.A escola Jardim Concórdia é uma instituição de médio porte,sendo que o prédio é compartilhado com o Colégio Estadual Augostinho Donin.Possui um pátio grande com um número pequeno de alunos,mas, que mesmo assim produzem muito lixo,causando um problema a ser solucionado.

O objetivo de nosso projeto é,concientizar as crianças da necessidade da preservação do meio ambiente,do lugar onde vivem,do bairro,em casa e porque não na escola, onde passa grande parte do seu dia.Oferecer ao aluno um ambiente limpo e agradável para que suas atitudes influenciem todos que convivem com eles,fazendo assim com que tenham atitudes positivas enquanto cidadãos.

O destino do lixo é muitas vezes terrenos baldios,lixões a céu aberto,córregos,margens de rios,oumesmo na rua,causando problemas sérios para a saúde humana e do meio ambiente.

Por esses e outros motivos, o projeto sobre Reciclagem visa mostrar aos alunos e demais pessoas do cotidiano escolar e da comunidade,que a presenvação do meio em que vivemos é necessária e urgente.Como a escola também contribui para a geração de lixo,que na maioria não é propriamente lixo,cabe a ela,como elo de comunicação com a comunidade,mostrar através de atitudes práticas que também é necessário educar,para se preservar o meio ambiente.Essa ação deve começar pela sala de aula,se estender ao pátio,ao quarteirão e finalmente às casas e bairros.

2.REFERENCIAL TEÓRICO

A Reciclagem e o Meio Ambiente

Uma das principais preucupações dos grandes centro urbanos,é a quantidade de lixo produzido pela população.Essa questão representa um dos maiores desafios a serem enfrentados pela administração pública,pois além dos problemas relacionados aos catadores nos lixões,tem também a falta de espaço para a disposição dos resíduos,e também deve-se levar em conta a preservação do meio ambiente.

A atitude de reciclar,além de diminuir a quantidade de lixo,a ser eliminado,contribui significativamente para a redução da extração de matéria prima necessárias para a produção de novos bens de consumo.Afinal, adotar a educação ambiental,colocando os resíduos reciclavéis nos locais devidos,não nos custa nada,e ainda promove uma melhor qualidade de vida para nós e nossos decendentes.

A reciclagem tem como vantagem a redução da quantidade de resíduos encaminhados ao aterro sanitário com consequente aumento da sua vida útil,a redução de impactos ambientais durante a produção de novas matérias primas,redução no consumo da energia elétrica,redução da poluição ambiental,ampliação do desenvolvimento econômico pela geração de novos empregos na operacionalização dos materiais recicláveis e na expansão dos négocios relativos a reciclagem.

A separação do lixo deve ser feita da seguinte maneira: Devemos separar todo o material que pode ser reciclado do que não pode,é importante lembrar que o lixo orgânico não pode ser colocado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com