TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Por:   •  15/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.744 Palavras (7 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ANDERSON DIEGO GUIMARÃES

DIEGO RODRIGUES SANTOS

geferson daniel cardoso

IGOR RAFAEL VIEIRA SOUZA

JEFERSON MATEUS SOUZA CARDOSO

VALERIA SOARES DE CARVALHO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

FORMAÇÃO DOCENTE

[pic 3]

Bocaiuva/MG

2016

ANDERSON DIEGO GUIMARÃES

DIEGO RODRIGUES SANTOS

geferson daniel cardoso

IGOR RAFAEL VIEIRA SOUZA

JEFERSON MATEUS SOUZA CARDOSO

VALERIA SOARES DE CARVALHO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

FORMAÇÃO DOCENTE

Trabalho apresentado ao Curso de Educação Física da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Filosofia da Educação e Pensamento Pedagógico, Organização do Trabalho Pedagógico, Psicologia da Educação e da Aprendizagem, Seminário da Prática II.

Professores: Mari Clair Moro Nascimento, Renata de Souza França Bastos de Almeida, Diógenes Magri da Silva, Juliana Chueire Lyra, Leandro Cesar Leocádio.

 

        

[pic 4]

Bocaiuva/MG

2016

INTRODUÇÃO

É fato que a diversidade humana está posta desde os primórdios da humanidade, mas, apenas a partir do final do século XX, é que a sociedade se dá conta dessa especificidade, declarando que os seres humanos não são iguais. Partindo daí, pode-se afirmar que a comunidade escolar é composta por alunos de diferentes grupos sociais, políticos, econômicos, étnicos, religiosos, etc. Aonde a escola vem demonstrando grande dificuldade para atender essa diversidade humana, uma vez que, ainda conserva concepções e práticas pautadas em tendências pedagógicas que acreditam no processo de aprendizagem homogeneizado, desconsiderando a diversidade, ou seja, as diferenças.

Segundo Serbino e Grande (1995, p. 9), a formação do educador na atualidade precisa considerar, com grande seriedade os aspectos e requisitos diversos, de naturezas diferentes, que vêm constituindo o universo da instituição escolar e o universo cultural da clientela escolar que estão frequentando.

A escola é o espaço primordial para se oportunizar a integração e melhor convivência entre os alunos, os professores e possibilitar o acesso aos bens culturais. Portanto é preciso que a escola busque trabalhar de forma democrática, oferecendo oportunidades de uma vida melhor para todos, independente de condição social, econômica, raça, religião, sexo, etc. Todos os alunos têm direito de estarem na escola, aprendendo e participando, sem ser discriminado ou ter que enfrentar algum tipo de preconceito.

Um bom professor tem um papel fundamental na vida do seu aluno. A decisão sobre como devem ser formados os novos profissionais impacta no projeto educacional de qualquer nação. Com as mudanças constantes nas formas de aprender e ensinar, com valorosas preparações para os professores dialogarem com a nova realidade da sala de aula, atuando como mediadores de aprendizagem.

“Pensar em respostas educativas da escola é pensar em sua responsabilidade para garantir o processo de aprendizagem para todos os alunos, respeitando-os em suas múltiplas diferenças.” Carvalho (2002, p. 70).

DESENVOLVIMENTO

Entrevista realizada com a professora Vera Lúcia de Souza

1° MOMENTO:     PARTE A) CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DO PROFESSOR

Nome: Vera Lúcia de Souza 

Idade: 54 anos

Formação: Letras – Português e Respectivas Literaturas

Formação complementar (especialização/área): Pós Graduação em Educação Inclusiva

 Tempo de atuação no ensino: 24 anos e 08 meses

 Jornada de trabalho semanal: 24 horas

 Nível de atuação (Anos Finais do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio): Anos Finais do Ensino Fundamental

PARTE B) QUESTÕES:

a) O que é diversidade?

São as diferenças que precisam ser respeitadas e trabalhadas com o olhar atento, com cuidado e de acordo com a individualidade.

b) Como você trabalha com as questões da diversidade na escola?

Atualmente trabalho na biblioteca e trabalho com projeto de intervenção, procuro respeitar cada individualidade de forma diversificada, encontrando a melhor maneira para que o aluno aprenda.

 c) Quais diversidades estão em evidência na sua escola?

A aprendizagem defasada, a falta de concentração, alunos inquietos, vergonha por não saber ler, etc.

d) Quais ações a escola deveria realizar para a promoção do respeito à diversidade na escola?

Acho que precisaria de certos especialistas para lidar com determinados casos. A escola faz o que pode, mas existem casos que são muito complicados. Já trabalhei com alunos com necessidades especiais, mas existem especiais de várias formas e nem todos têm laudas com direito a professor de apoio e ficam perdidos na sala de aula, sem um atendimento adequado.

2° MOMENTO: 

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica visam estabelecer bases comuns nacionais para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, bem como para as modalidades com que podem se apresentar, a partir das quais os sistemas federal, estadual, distrital e municipal, por suas competências próprias e complementares, formulando as suas orientações, assegurando a integração curricular das três etapas sequentes desse nível da escolarização, essencialmente para compor um todo orgânico.

De acordo com Basarab Nicolescu (2000, p. 17), “Um novo tipo de conhecimento: transdisciplinaridade”, a disciplinaridade, a pluridisciplinaridade, a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade são as quatro flechas de um único e mesmo arco: o do conhecimento.

Acredita-se, portanto, ser necessário oferecer subsídios aos professores para auxiliá-los na condução de sua prática pedagógica inclusiva, desse modo, re-significar o pensar e o agir do professor, frente ao processo de ensino e aprendizagem no contexto de uma escola aberta às diferenças, levando-os à prática da ação-reflexão-ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (123.7 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com