TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO: ORIENTAÇÃO SOCIAL AOS USUÁRIOS DA ABRAPEC

Por:   •  26/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.369 Palavras (14 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

ADRIELLY GOMES DA SILVA

PROJETO DE INTERVENÇÃO:

ORIENTAÇÃO SOCIAL AOS USUÁRIOS DA ABRAPEC

[pic 3]

Brasília

2011

ADRIELLY GOMES DA SILVA

PROJETO DE INTERVENÇÃO:

ORIENTAÇÃO SOCIAL AOS USUÁRIOS DA ABRAPEC

Trabalho apresentado ao Curso Bacharela em Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Estágio Curricular Obrigatório II

Prof.ª Adarly Rosana Moreira Goes

Brasília

2011

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Nome do Projeto de intervenção: ORIENTAÇÃO SOCIAL AOS USUÁRIOS DA ABRAPEC

Unidade Executora: ASSOSCIAÇÃO BRASILEIRA DE ASSISTENCIA ÀS PESSOAS COM CÂNCER – ABRAPEC – TAGUATINGA/DF

COMPOSIÇÃO DA EQUIPE

Adrielly Gomes da Silva

Previsão de Execução

De agosto a Outubro de 2011.

APRESENTAÇÃO

Este trabalho enfatiza a problemática do acesso aos direitos dos acometido pelo câncer em situação de vulnerabilidade social, como também o enfrentamento emocional após a descoberta da doença e as reações adversas quanto a medicação, gerando debilitações aos acometido pelo câncer e mudanças de hábitos, tantos fisicos como alimentares. Busca-se discutir em que   medida os direitos das pessoas com câncer regado de Leis e Decretos pode garantir o acesso dos usuários da Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer – ABRAPEC.

Para a maioria dos usuários a ABRAPEC, constitui-se como a única instituição que presta serviços básicos a estas pessoas e lhes dão o apoio bio-psicossocial, no momento em mais esta ação faz-se necessária em suas vidas, que é a descoberta do câncer e o tratamento desta doença.

ABRAPEC configura-se como uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos que oferece apoio psicossocial às pessoas adultas e idosas acometidas pelo câncer bem como aos seus familiares cujo núcleo referendado se encontre em situação de vulnerabilidade social.

O usuário passa a ter acesso a ABRAPEC por meio de um encaminhamento do médico ou Assistente Social do hospital de referência, levando consigo a documentação necessária para a triagem do estudo sócio econômico, ou parecer social. Esta triagem é realizada pelo Assistente Social da ABRAPEC e suas ações são baseadas na recepção e acolhimento, levantamento sócio econômico e das atividades da família, acompanhamento da família, palestras para a comunidade e para a família, acompanhamento da família para a superação de problemas, elaboração de relatórios e encaminhamento e busca de parcerias com a sociedade civil para a manutenção dos objetivos da ONG.

Na ABRAPEC, são desenvolvidas algumas atividades, tais como: Terapia comunitária, cujo objetivo é dar suporte aos usuários que devido ao tratamento têm um desgaste psicológico, sobretudo no momento inicial quando recebe o diagnóstico; Terapia individual com a psicóloga; fisioterapia individual e coletiva; Psicoterapia de grupo; Capoterapia; Dia da beleza; Arteterapia; Palestras, entre outras atividades, visando à melhoria da qualidade de vida. Entre essas atividades destaca-se a entrega de cestas básicas; suplementos alimentares especiais; cadeira de roda e banho; fraldas geriátricas; bolsas de colostomia e medicamentos de suporte.

Importante ressaltar que a ABRAPEC já atendeu no Distrito Federal um contingente de 658 usuários desde a sua fundação em outubro de 2002, e atualmente realiza o atendimento e acompanhamento de cerca de 120 usuários, não fazendo parte desse número os familiares que também são o nosso foco de intervenção, aumentando assim consideravelmente o total de pessoas atendidas pela referida Instituição.

Por ter um grande impacto social, as ações desenvolvidas pela ABRAPEC são de extrema relevância, visto que a realidade do câncer tem tomado uma grande amplitude com uma proporção mundial, já que trata-se de uma moléstia que não está associada à classe social, gênero, raça ou idade.

No Brasil, as estimativas, para o ano de 2010, serão válidas também para o ano de 2011, e apontam para a ocorrência de 489.270 casos novos de câncer. Os tipos mais incidentes, à exceção do câncer de pele do tipo não melanoma, serão os cânceres de próstata e de pulmão no sexo masculino e os cânceres de mama e do colo do útero no sexo feminino, acompanhando o mesmo perfil da magnitude observada para a América Latina.

Em 2010, são esperados 236.240 casos novos para o sexo masculino e 253.030 para sexo feminino. Estima-se que o câncer de pele do tipo não melanoma (114 mil casos novos) será o mais incidente na população brasileira, seguido pelos tumores de próstata (52 mil), mama feminina (49 mil), cólon e reto (28 mil), pulmão (28 mil), estômago (21 mil) e colo do útero (18 mil), conforme podemos ver na figura:

[pic 4]

No Distrito Federal, os tumores mais incidentes para o sexo masculino serão devidos ao câncer de pele não melanoma (440 casos novos), próstata (560), estômago (150) e cólon e reto (160). Para o sexo feminino , destacam-se os tumores de pele não melanoma (560 casos novos), mama (670), colo do útero (230), cólon e reto (210). Conforme segue tabelas abaixo:

DISTRITO FEDERAL

Estimativas para o ano 2010 das taxas brutas de incidência por 100.000 e de número de casos novos por câncer, em homens, segundo localização primária.*

[pic 5]

Localização Primária Neoplasia maligna

Estimativa dos Casos Novos

Casos

Taxa Bruta

Próstata

560

45,05

Traquéia, Brônquio e Pulmão

190

15,07

Estômago

150

12,02

Cólon e Reto

160

13,04

Cavidade Oral

110

8,20

Esôfago

60

5,12

Leucemias

60

5,14

Pele Melanoma

30

2,67

Outras Localizações

950

76,94

Subtotal 

2.270 

183,84 

Pele não Melanoma

40

5,62

Todas as Neoplasias 

2.710 

18,89 

[pic 6]

Estimativas para o ano 2010 das taxas brutas de incidência por 100.000 e de número de casos novos por câncer, em mulheres, segundo localização primária.*

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (214.1 Kb)   docx (341.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com