TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: POR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Por:   •  2/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: POR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA        

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................6

REFERÊNCIAS............................................................................................................7



  1. INTRODUÇÃO

                     O enfoque principal deste estudo é apresentar uma reflexão em torno do planejamento e sua importância na elaboração do projeto político-pedagógico, a construção do PPP é peça fundamental no planejamento das instituições de ensino, é ele que irá mostrar o que a escola almeja, quais são suas metas e objetivos e quais os meios para atingi-los, o PPP deve orientar todo o ato pedagógico durante o ano letivo, ele de ver ser flexível para que se possa acrescentar novas ações a medida que se perceba a necessidade de complementar o processo de ensino e aprendizagem, sua construção deve ser feita coletivamente, não levar em conta apenas as opiniões dos gestores, mas de toda a comunidade escolar, por isso antes de sua elaboração deve ser feita uma pesquisa para saber os problemas da comunidade e procurar as possíveis soluções para os desafios encontrados, pois para alcançar resultados satisfatórios, devemos conhecer os desafios para poder superá-los.

Após a publicação da lei diretrizes e bases da educação Nacional em 1996, que em seus artigos 12, 13 e 14 estabelece a obrigatoriedade de uma proposta pedagógica para as escolas da educação básica, aumentou no Brasil a elaboração desse documento, por ser exigido pela lei, muitas vezes passa a ser visto como algo burocrático, o que leva a uma construção as pressas, sem se importar com a realidade da comunidade escolar, a escola deve ter a preocupação de observar a realidade dos sujeitos envolvidos e buscar condições necessárias para o desenvolvimento das ações planejadas e para isso é preciso o real envolvimento das pessoas em sua construção e execução, afinal toda escola deve ter sua identidade e é através do Projeto Político pedagógico que se constrói essa identidade.


  1. PROJETO POLÍCICO PEDAGÓGICO: POR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA

O Projeto Político Pedagógico é uma ferramenta indispensável para o bom exercício do ato pedagógico, toda escola deve ter sua identidade e é através do PPP que se constrói essa identidade, antes de aprofundar mais sobre o tema, vamos entender o que é o PPP: é um documento legal, que após a publicação da lei de diretrizes e bases da educação nacional em 1996, em seus artigos 12, 13 e 14 estabeleceu que será obrigatório que todas as unidades básicas da educação apresentassem uma proposta pedagógica.

                            Projeto Pedagógico [...] é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. É uma metodologia de trabalho que possibilita re-significar a ação de todos os agentes da instituição.  Vasconcellos (1995, p.143)

Mas porque “Projeto Político Pedagógico”? Bom, é projeto porque apresenta propostas a serem realizadas durante o ano letivo. É político por se comprometer com a formação de cidadãos que irão atuar individual e coletivamente na sociedade E pedagógico por possibilitar a realização dos projetos da escola.

O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade. Na dimensão pedagógica reside à possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Pedagógico, no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade. Veiga (2004, p.13)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (129.3 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com