TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA PARA TRFABALHAR LITERATURA NO ENSINO MEDIO

Monografias: PROPOSTA PARA TRFABALHAR LITERATURA NO ENSINO MEDIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO INTERDISCIPLINAR:

PORTFÓLIO INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso letras da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Atividade Interdisciplinar: Portfólio Individual.

Prof.: Clarice da Luz Kemkamp; Marilucia Ricieri; Paulo Sergio Aragão e Sergio Goes.

Bom Jesus da Lapa

2014

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi desenvolvido para trabalhar os conteúdos do semestre, do curso de letras tendo como objetivo criar uma proposta para trabalhar literatura no ensino médio.

Através de uma conversa informal será abordado com os alunos uma breve apresentação sobre a história de Vinícius de Moraes, discutir de forma mais aprofundada sobre a sua obra com o objetivo de trabalhar com alguns dos seus poemas. O aluno será levado a identificar e a compreender a linguagem figurada, atribuindo sentidos a comparações, metáforas

. Reverá e aplicará seu conhecimento sobre sonoridade, ritmo, musicalidade e outros elementos constitutivos de um poema, buscando evidenciar sensações, emoções e sugestões. Capaz de escutar, ler, compreender, interpretar, declamar e produzir poemas. Também reconhecer e fazer uso de recursos da linguagem poética, quanto à sonoridade. Associará diferentes expressões artísticas, e ampliar seu conhecimento de mundo.

Analisando a estrutura dos poemas, serão discutidos os aspectos sociais, culturais, históricos. Fazendo com que os alunos tenham um senso crítico e questionador, despertando assim o interesse pela poesia como forma de expressar a subjetividade, revelando os sentimentos e emoções.

Ainda que esses objetivos possam e devam, a nosso ver, ser vistos e revistos, o confronto deles com os resultados no contexto escolar revela que, na maioria das vezes , os objetivos não são alcançados. Grande parte dos alunos, por exemplo, tem concluído o ensino médio sem hábitos regulares de leitura, seja de textos literários, seja de textos não literários. Dessa, forma os alunos não se mostram competentes para analisar e interpretar textos literários nas múltiplas dimensões

DESSENVOLVIMENTO

Partindo do ponto que o ensino da literatura na escola tem como função proporcionar o aluno o contato com o texto literário e promover o amadurecimento enquanto leitor espera se que através dos poemas os alunos sintam se motivados a ler e conhecer mais sobre a cultura e sobre outras possibilidades de leitura.

O texto poético, encarado por muitos como um gênero difícil de ser trabalhado, é o mais raramente sugerido em sala de aula. Se for importante que na sala de aula trabalhe os textos que circulam socialmente entre os alunos, é também importante atrair a atenção para o texto poético, seja por ser o menos conhecido socialmente, ou por ser na escola o espaço onde muitos talvez tenham sua única oportunidade de contato com textos literários.

. A poesia na sala de aula, pode também representar uma poderosa estratégia para desenvolver a sensibilidade, a criatividade, a autonomia, a auto-estima. Por seu modo admirável de representar o mundo, a poesia desperta inúmeras possibilidades. A convivência com a poesia beneficia o prazer da leitura do texto poético e sensibiliza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com