TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper (o Ateneu)

Pesquisas Acadêmicas: Paper (o Ateneu). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 5

TÍTULO

RESUMO

A obra O Ateneu é uma crônica de saudades que retrata a experiência vivida pelo personagem Sérgio no internato destinado a meninos, que leva o mesmo nome da obra literária. Dirigido por Aristarco Argolo de Ramos, o instituto é conhecido pela severa disciplina aplicada. Sérgio é transferido para lá aos 11 anos de idade. Desde os primeiros momentos, Sérgio, o protagonista, já adquirira ciência daquilo que porventura pudesse constituir-se como sua história de vida. Já conhecera a realidade futura que o aguardava no internato Ateneu, comparando triste e melancolicamente a vida que anteriormente possuía com aquela que lhe garante um futuro intrigantemente desconhecido. "Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta". Bastante experimentei depois a verdade deste aviso, que me despia, num gesto, das ilusões de criança educada exoticamente na estufa de carinho que é o regime do amor doméstico; diferente do que se encontra fora, tão diferente, que parece o poema dos cuidados maternos um artifício sentimental, com a vantagem única de fazer mais sensível a criatura à impressão rude do primeiro ensinamento..." [...] Esta é uma típica cena de paternidade da época: o pai anseia em ver o filho pródigo com um futuro promissor, sendo assim, procura um internato para enquadrá-lo às cobranças de um mundo exigente e opressor. Após a entrada de Sérgio no Ateneu, o local é apresentado de forma minuciosa e estilizada. Há abundância descritiva de detalhes. O narrador se atém a cada episódio, buscando na memória o fio condutor da narrativa. Tudo isso amparado por metáforas e comparações, o que garante uma prosa formalmente hiperbólica, com tom de grandeza, como se o estilo elevasse aquele mundo por meio da linguagem. Assim, a cada episódio são descritos os colegas, os desafetos, os baderneiros, os protetores, os professores, Ema e, principalmente, Aristarco. O tempo da obra é dividido em tempo psicológico e tempo vivido. O primeiro é o da memória, manuseado pelo narrador da maneira que lhe vem na consciência. Assim, na narração contém os episódios que ficaram na memória narrativa do autor. Já o tempo vivido se circunscreve linearmente aos dois anos de internato vividos pelo protagonista. Isso garante complexidade à obra e confere maior densidade a sua leitura. Ao fim, um acontecimento extraordinário surpreende a Sérgio. O Ateneu estava em chamas. Suspeitavam de Américo, já que ele foi deixado no internato contra a vontade pelo pai, que desejava ver o filho disciplinado às normas rígidas, curando-lhe o mau comportamento. Tristemente, e sentindo-se debilitado, Aristarco presencia seu patrimônio com tanto esforço erguido desmanchar-se em famintas labaredas.

______________________

1. INTRODUÇÃO

2. BEHAVIORISMO

Derivado do inglês, “behavior”, que significa comportamento, por isso pode-se utilizar outros nomes para designar, como Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento, foi inaugurado pelo americano John B. Watson em um artigo no ano de 1913. O comportamento como objeto da psicologia dava a esta ciência a consistência que os psicólogos da época vinham buscando. Um objeto observável, mensurável, que podia ser reproduzido em diferentes condições e em diferentes sujeitos, podendo assim alcançar o status de ciência.

O Behaviorismo dedicou-se ao estudo do comportamento na relação que este mantém com o meio ambiente onde ocorre, porém como comportamento e meio são termos amplos demais para poderem ser úteis para uma análise descritiva nesta ciência, os psicólogos desta tendência chegaram aos conceitos de estímulo e resposta. Os behavioristas foram os primeiros da Ciência Do Comportamento a se aproximar de propostas explicativas dos termos psicológicos observando os critérios de objetividade.

Estímulo e resposta são as unidades básicas da descrição e o ponto de partida para uma ciência do comportamento. O homem começa a ser estudado como produto do processo de aprendizagem pelo qual passa desde a infância, ou seja, como produto das associações estabelecidas durante sua vida entre estímulos (do meio) e respostas (manifestações comportamentais).

O mais importante behaviorista que sucedeu Watson foi B. F. Skinner (1904-1990). O Behaviorismo de Skinner influencia muitos psicólogos americanos e de outras partes do mundo, sua linha de pensamento ficou conhecida como Behaviorismo Radical utilizado para designar uma filosofia por meio da análise experimental operante no qual a base da corrente skinneriana está na formulação do condicionamento operante.

O comportamento reflexo é um comportamento involuntário e inclui as respostas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com