TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de aquisição de uma carta por uma criança

Resenha: O processo de aquisição de uma carta por uma criança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  Resenha  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

O processo de aquisição da escrita pela criança acontece por meio de estágios em que os elementos estruturais do sistema alfabético vão sendo incorporados através das experiências vivenciadas com a língua. Neste contexto a sala de aula deve ser um ambiente estimulador, favorecendo á criança o contato a diversos materiais de leitura. Os exemplos das atividades trazem dois níveis de escrita em que as crianças já fazem a relação entre o padrão sonoro da palavra e sua representação escrita.

O exemplo 1 caracteriza-se no estágio do nível silábico-alfabético. Nessa fase a criança compreende que uma letra para cada sílaba não é bastante para formar uma palavra. O período silábico-alfabético caracteriza-se como uma fase intermediária entre a hipótese silábica e a alfabética. Está fase é de transição, pois a criança passa da hipótese silábico-alfabético para alfabético. As relações entre a fala e escrita acontece para criança de forma estreita, pois ela compreende que a escrita representa a fala, e que não se escreve forma aleatória. É comum notarmos uma transposição da fala para escrita, no entanto as crianças devem saber que nem sempre pronunciamos as palavras da mesma forma como as escrevemos. Percebe-se, por exemplo, quando escreve a palavra SAQOLOLA, utilizando o Q para representar a sílaba CO. Além disso, apresenta à escrita algumas vezes completa, e outras incompletas.

O exemplo 2 é a hipótese alfabética caracteriza-se pelo entendimento e funcionamento do sistema alfabético que implica som/letras, bem como que uma diferença no som exige letras diferentes. Nesse nível a criança abandona a análise silábica e estabelece uma correspondência mais organizada entre grafemas e fonema. Essas escritas são produzidas de maneira mais aprofundada, na medida em que a criança já consegue fazer uma análise fonológica mais rebuscada em relação à palavra, compreendendo que cada fonema é representado por uma letra. Nessas tentativas de escrita ainda podem aparecer “erros” (como a omissão de algumas letras), vistos como análises e tentativas de acertos, na forma de escrever já que a escrita é influenciada pela fala. É imprescindível que neste ciclo o ato da leitura seja um processo contínuo, possibilitando que a criança possa conhecer as diferentes formas de falar “ampliando seu vocabulário”, viver, pensar e agir, além de se apropriar de um mundo de valores, costumes e comportamentos sendo de suma importância para sua inserção numa sociedade letrada.

Letramento são práticas sociais de leitura e escrita, que se integra num organismo de intercomunicação humana em uma sociedade letrada, o indeferimento a essa aquisição impossibilita ao individuo exercer sua cidadania de forma plena. Dado que, ela esta intimamente relacionada à transformação social, que transcende a competência de apenas saber ler e escrever de maneira descontextualizada. Entretanto, a ação do letramento possibilita a entendimento do seu sentido e significado, desenvolvendo atitudes favoráveis na compreensão do que se lê e do que se escreve, ou seja, possibilita ao individuo ter acesso a informações e conhecimentos que irão ampliar sua visão de mundo, fazendo interpretações mais coesas, viabilizando sua atuação de forma concreta no contexto social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com