TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento.

Resenha: Planejamento.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  Resenha  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 3

De acordo com que foi estudado e discutido em grupo, podemos perceber que dentro do processo administrativo existem quatro pontos fundamentais que são Planejamento, Organização, Direção e Controle. Esses passos fundamentais para melhores resultados dentro da empresa serão detalhados abaixo, e em seguida uma breve conclusão do material estudado.

O Planejamento é o ponto inicial, pois a partir dele é traçado o objetivo que a empresa precisa alcançar. E quando pensamos em planejamento, nos abre um leque de caminhos: seja pelo Planejamento Estratégico onde as decisões são tomadas por possíveis sistemas existentes e etapas a cumprir. Determina-se o objetivo, analisa o interior da organização, pontua as alternativas estratégicas, elabora-as e logo após ocorre a implementação. Na maioria das vezes almejando lucro, crescimento, segurança e independência. Planejamento Tático é tratado com antecedência, o que fazer para alcançar tais objetivos, visando as condições disponíveis. No Planejamento Operacional detalha a curto prazo “o quê” e “como” fazer, e seus inúmeros planos operacionais imediatos podem relacionar-se com métodos, dinheiro, tempo e comportamento. Dentro dos Procedimentos é traduzida em fluxogramas a rotina da empresa, atentando-se a um orçamento compatível e levando em questão o tempo e atividades a serem executadas.

A Organização é extremamente importante dentro de uma empresa. Ela estabelece a divisão de trabalho por critérios que surgem do resultado do planejamento. Ou seja, uma divisão que após análise seja o melhor caminho para alcançar o objetivo empresarial. Cada empresa se adapta a uma organização, pois depende de cada necessidade. Através dela que se organiza, estrutura e integra recursos a fim de estabelecer hierarquia.

A Direção é como a empresa deve conduzir as atividades internas e externas e depois avaliar sua repercussão. Neste conceito é muito falado sobre liderança, trata-se de como um líder é importante para esta etapa. Além de exigir boa relação com o grupo, ele tem de estar preparado para dificuldades, pois ao lidar com este grupo, pode haver divergência de opiniões, e haver a sensação de obrigação de aceitar a opinião do superior, por ser o chefe. Por isso se presa o bom entendimento, sensibilidade e a maneira de lidar coma situação diante da dificuldade.

Por fim o Controle, que nada mais é do que a ação da empresa de controlar os investimentos e resultados que foram obtidos nas etapas anteriores. Existe o controle por finalidade, por oportunidade, comparação de desempenho com padrão estabelecido e ação corretiva. A abrangência do controle é ao mesmo nível do planejamento: é amplo, com vários recursos e padroniza o desempenho para alcançar os objetivos propostos.

Podemos concluir que os fundamentos aqui estudados são a base para uma boa gestão e se seguidos à risca, a chance de um retorno positivo é bem grande. Cada fundamento é composto de vários subgrupos, facilitando o entendimento e oferecendo tópicos para uma análise mais detalhada. O importante é atentar-se a cada passo pois a ausência de um deles pode gerar desconforto para a empresa.

O mais importante dos passos é o planejamento, onde se inicia todo o projeto e os caminhos para conquistar o objetivo. A partir dai um passo se torna dependente do outro, e então entra a organização em vários setores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com