TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Promoção Da Pizza - Academicos De Pedagogia 5° Semestre

Pesquisas Acadêmicas: Promoção Da Pizza - Academicos De Pedagogia 5° Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 1

Texto 1

Compreendendo os Conceitos de Integração e Inclusão"A idéia de integração surgiu para derrubar a prática de exclusão social a que foram submetidas as pessoas deficientes por vários séculos. A exclusão ocorria em seu sentido total, ou seja, as pessoas portadoras de deficiências eram excluídas da sociedade para qualquer atividade porque antigamente elas eram consideradas inválidas, sem utilidade para a sociedade e incapazes para trabalhar, características estas atribuídas indistintamente a todos que tivessem alguma deficiência."

A integração é um processo de inserção do PNE no ensino regular e pode ser conceituada como um “fenômeno complexo que vai muito além de colocar ou manter [PNE] em classes regulares. É parte do atendimento que atinge todos os aspectos do processo educacional” (Pereira, 1980, p. 3).

O processo de integração também pode ser definido

" como aquele que tem por objetivo incorporar física e socialmente as pessoas portadoras de deficiência, afim de usufruírem dos bens socialmente produzidos, habilitando-as, oferecendo-lhe os instrumentos contemporâneos para o exercício da cidadania (Freire, 1997 apud Machado, 1988, p. 13)."

Kaufman, Gottlicko , Agord, Kukic (1975 apud Pereira, 1980, p. 3-5), apontam três elementos básicos que contribuem para sistematizar e orientar atitudes educacionais no sentido de integração do PNE no ambiente escolar.

1. Integração Temporal — é a convivência dos PNE com os companheiros não PNE na classe regular, de preferência realizada de forma gradativa e devidamente preparada. Esta situação pressupõe a preparação da criança e do ambiente, isto é, da classe, da escola, da administração para receber o aluno.

2. Integração Instrucional — condições favoráveis na sala regular que facilitem o processo ensino aprendizagem. Esta situação vai depender de três situações básicas:

• As características do PNE devem ser compatíveis com as oportunidades oferecidas às crianças que freqüentam as classes comuns;

• A compatibilidade das características do PNE com as oportunidades de ensino-aprendizagem vai depender muito da habilidade e da boa vontade da professora da classe regular para modificar ou adotar novos métodos e processos de trabalho mais adequados as necessidades do aluno;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com