TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RAM DINÂMICA (DRAM)

Por:   •  10/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

RAM DINÂMICA (DRAM)

As memórias do tipo de RAMs DINÂMICAS se destacam por suas altas capacidades, ou seja, elas podem se comportar em grandes capacidades de dados. Todavia, o acesso as essas informações costuma ser mais devagar do que as memórias estáticas. A memória dinâmica costuma ter um baixo custo em comparação ao outro tipo.

Durante o período refresh, a RAM muitas das vezes não pode ser acessada, pois essa memória não pode ser mais acelerada porque o refresh deve ser concluído de tempos em tempos. A RAM estática não necessita das operações do refresh e essa memória é mais fácil ser usadas em projetos, mas em condições de alta capacidade ela perde para a memória dinâmica.

É válido ressaltar que a maioria dos microcomputadores usam a memória dinâmica pelo fato da memória ter uma alta capacidade e baixo custo. Porém, tem alguns microcomputadores que utilizam poucas vezes algumas quantidades da RAM estática.

ESTRUTURA E OPERAÇÃO DA RAM DINÂMICA

A figura acima é uma estrutura de um chip da memória dinâmica de 16Kx1.

Os DRAMs estão acessíveis hodiernamente em capacidade de até 64 Mbites em várias configurações. A RAM dinâmica com uma grandeza de palavra de quatro bits tem ajuste de células parecido da figura acima pela simples posição de uma matriz contém quatro células, e de cada endereço aplicado escolhe um grupo de quatro células para uma operação.

A figura abaixo mostra uma ilustração de uma célula DRAM. Esse diagrama enfatiza as idéias principais relacionando a escrita e leitura de uma DRAM.

• Para ler o dado de uma célula, as chaves SW2, SW3 e SW4 são fechadas e SW1 mantida aberta. Isso conecta a tensão armazenada no capacitor ao amplificador. O amplificador faz uma comparação com a tensão do capacitor usando um valor estimado para poder determinar se é um nível logico que está sendo armazenado e para produzir uma tensão bem definida para saída de dados. Por fim, essa saída de dados é conectada no capacitor e tem a função de restaurar a tensão do capacitor pela carga ou descarga. Concluindo-se que o bit de dado na célula de memória só é restaurado quando é lido.

• Para escrever um dado da célula, os sinais do decodificador e da lógica de leitura/escrita fecham as chaves SW1 e SW2, enquanto mantém SW3 e SW4 aberta. Portanto, isso leva informação para o capacitor C. Quando o nível lógico for 1 na entrada os dados carregar o capacitor. Quando o nível lógico for 0 na entrada os dados descarregar o capacitor. Logo, as chaves são abertas de maneira que o capacitor C fique desconectado com o restante do circuito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com