TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: Unidade III - Coesão E Coerência Textuais

Exames: RE: Unidade III - Coesão E Coerência Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 2

A crônica fala sobre a responsabilidade que as pessoas possuem em relação a seu sucesso e satisfação geral com a vida, abordando o tema através da descrição de uma situação em uma empresa onde um acontecimento faz com que os funcionários reflitam sobre seus pensamentos e atitudes.

O autor expõe seu ponto de vista afirmando que a responsabilidade por progresso - ou a ausência dele - pertence somente ao indivíduo, e, independentemente de qualquer pessoa ou circunstância que possa causar adversidades, mudanças significativas somente ocorrem dentro das proporções que o indivíduo permite (tanto no sentido de deixar que algo ou alguém afete profundamente sua vida, quando no sentido de protagonizar ações que promovam mudança), isso pode ser observado no trechos: “SUA VIDA NÃO MUDA QUANDO SEU CHEFE MUDA, QUANDO SUA EMPRESA MUDA (...) SUA VIDA MUDA... QUANDO VOCÊ MUDA!” e também “Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo.” O autor posteriormente justifica sua opinião: “O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença.”.

Para ler a crônica de maneira proficiente, isto é, compreendê-la, é necessário possuir tipos específicos de conhecimento prévio: o conhecimento linguístico, o conhecimento textual e o conhecimento de mundo.

O conhecimento linguístico permite que o leitor reconheça e familiarize-se à estrutura do texto, como seus componentes gramaticais. O conhecimento textual possibilita que o leitor identifique o tipo de texto que está lendo e suas características, como, neste caso, a crônica. E, por fim, o conhecimento de mundo é o que leva o leitor a compreender as ideias transmitidas no texto a partir do conhecimento que ele já possui em sua memória, das experiências que obteve em seu aprendizado ao longo da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com