TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação: Filme Escritores Da Liberdade

Pesquisas Acadêmicas: Redação: Filme Escritores Da Liberdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  11.707 Visualizações

Página 1 de 3

Escritores da Liberdade

O filme Escritores da Liberdade é baseado em historia real se inicia com um ambiente já bem caótico evidenciando o terror e a violência vivida pelos jovens em Lós Angeles Califórnia no ano de 1992, as divergências entre gangues e a tensão racial era altamente vista na sociedade. E esse contexto social também era bem evidenciado nas escolas, no filme podemos ver que na escola os dramas enfrentados, as injustiças e todo o preconceito são totalmente explícitos, as ruas implicavam na escola e por sua vez a escola não conseguia modifica os pensamentos obtidos nas ruas.

Em 1994, na sala 203 de uma escola em Long Beach, Califórnia, uma professora chamada Erin Gruwell, que fica responsável por uma turma do ensino básico, de inicio a professora não apresenta muita confiança tanto para com seus companheiros de trabalho como também para seus alunos, esse fato ocorre tanto pela falta de experiência como pelo fato do ambiente de desordem em que ela estava se inserindo, isso fica aparentemente claro em seus primeiros contatos com a escola.

Sua primeira classe era de alunos adolescentes tidos como "problemáticos". A classe era uma mistura de Afro-americanos, de Latinos, de Cambojanos, de vietnamitas, entre outros, muitos dos quais cresceram em vizinhanças agressivas e participavam de gangues de Rua em Long Beach. Nas primeiras semanas de aula, os estudantes demonstraram total falta de interesse e chegaram ate aposta sobre o tempo em que a professora continuaria lhes ensinando. Mas um fato durante uma aula, uma caricatura racial de um dos estudantes afro-americano circulou a sala de aula, Erin Gruwell ao ver o desenho questionou os alunos lhes perguntando o que era um holocausto vendo que não sabiam ela explicou e comparou aquela imagem às caricaturas dos judeus, feitas por nazistas durante o holocausto. Mas, quando perguntou quantos em sua classe tinham sido alvos de disparos, quase todos levantaram as mãos.

Isto deixou Erin Gruwell chocada, com os fatos ocorridos dentro da sala de aula e com sua persistência, começa a instiga e discuti o que de fato acontecia na realidade com seus alunos, fugindo do tradicional ensino que era de praste realizado pela aquela escola, buscando uma forma de ajuda seus alunos a professora tenta transformar a sala de aula num lugar em que aqueles garotos pudessem se sentir bem, como uma segunda casa. Promovendo uma filosofia educacional que avaliasse e promovesse a diversidade, transformou a vida dos seus alunos.

Buscou na Leitura um conforto para os problemas que seus alunos enfrentavam no dia a dia estimulando a criticidade dando lhes a visão que pode haver mudanças ate então não imposta para eles Com o apoio constante de Erin, seus alunos quebraram estereótipos para transformarem-se em pessoas críticas, estudantes universitários de aspiração, e cidadãos para a mudança. Nomearam-se a si mesmos de "os escritores liberdade" – em homenagem aos ativistas dos direitos civis os "Cavaleiros da Liberdade" (Freedom Riders), jovens negros e brancos, intelectuais, artistas e religiosos, que partiam do norte dos Estados Unidos na década de 1960 em caravanas em direção ao Sul, para pressionar as autoridades locais a pôr fim na segregação. O Sul reagiu com violência. Governadores, prefeitos e xerifes empregaram o aparato policial contra os militantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com