TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Sobre a Falta de Água

Por:   •  18/7/2022  •  Dissertação  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 2

A falta de água

“Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água.", disse Thomas Fuller. De fato, a crítica é verificada na questão da falta de água, que diante à sua abundância, passa longe das nossas cabeças a escassez dela, mas devido ao mau uso um dia a falta desse bem poderia vir nos calhar. Nesse sentido, observa-se um delicado problema, que tem como causas o silenciamento e o desperdício.

Dessa forma, em primeira análise, a falta de debate é um desafio presente na problemática. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado na questão da falta de água, visto que pouco se fala sobre o tema nas mídias de massa e na escola, gerando a desinformação da maioria dos brasileiros. Logo, urge tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.

Em paralelo, o desperdício de água é um entrave no que tange ao problema. Para Bruno Olhares, "Se todos soubessem o valor e a importância que tem a água para a nossa vida, não a desperdiçariam tanto". Tal constatação é nítida no desaproveitamento associado a falta de água, uma vez que pessoas não reaproveitam água, como por exemplo a água na máquina de lavar. Assim, inverter a lógica e colocar o meio ambiente em primeiro lugar é urgente.

Portanto, é indispensável intervir sobre a questão. Para isso, o Poder Público deve investir em informação sobre a escassez de água, por meio da divulgação e palestras sobre o assunto nas escolas, a fim de reverter o desperdício de água. Tal ação pode, ainda, ser divulgada na mídia de massa para que a população tome conhecimento. Paralelamente, é preciso intervir sobre o silenciamento presente no problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (27.9 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com