TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Texto Dissertativo Argumentativo

Por:   •  1/4/2022  •  Dissertação  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

Clênio Rogério de Melo Filho – 3JB -  2º Avaliação de Redação 21/06/2021

              Doenças mentais não são frescura das pessoas, e sim doenças

   Na obra Coraline, a personagem, refugia-se em um falso mundo alegre e colorido, pela da falta de atenção dada por seus pais e de sua vizinhança que iguala fora da ficção, a realidade brasileira apresenta pessoas em meios semelhantes à ela, uma vez que problemas de saúde ou doenças mentais são alvos de um estigma social. A problemática persiste, portanto, ligada à banalização das doenças mentais na sociedade, bem como ao caráter educacional arcaico e tecnicista que desvaloriza a pluralização do ensino.

    Segundo o sociólogo Emile Durkheim, o fato social é um conjunto de normas, de valores e de estruturas que transcende o indivíduo e que pode exercer controle social. Ao funcionar negativamente, no entanto, essa coerção exterior molda a sociedade para um ambiente banalizado dos problemas mentais, haja vista a relação entre a doença e "mimimi" como sinónimos de frescura, além de romantizar seus efeitos com a criação de diversas "páginas da depressão", nas redes sociais, cujo tom é humorístico Cria-se, dessa maneira, um corpo social ignorante ao impasse e, por conseguinte, perpetuador de estigmas de ordem mental

  Ademais, o falho processo educacional no que tange à pluralização do conhecimento é somado à problemática nesse sentido, o escritor Rubem Alves defende a metáfora de que as escolas são gaiolas, ao limitar o conhecimento, ou asas, ao libertá-lo. Ao servir de gaiola, grande parte da educação brasileira ignora a importância de se combater os estigmas sociais provenientes de um senso comum errôneo, em detrimento de conteúdo monetariamente técnico, limitando, infelizmente, o esclarecimento dos estudantes. Formam-se, desse modo, indivíduos alheios ao meio no qual estão inseridos, fato que propicia o surgimento de novas: "Coralines" no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (30 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com